Histórico

Gel contra a AIDS

Um novo gel microbicida apresentado esta semana em Madri pode prevenir a transmissão do vírus da aids, o HIV, durante as relações sexuais em um período de 18 a 24 horas, afirmaram os pesquisadores espanhóis responsáveis.

A chefe de seção do laboratório de Inmunobiologia Molecular do Hospital Gregorio Marañón, Ángeles Muñoz, apresentou o gel, de uso tópico e que está em fase pré-clínica. Apesar de sua eficácia de 85%, os especialistas acreditam que ela chegará a 100% se a aplicação do gel microbicida for combinada com outros dois remédios antirretrovirais.

O gel, que não é tóxico, daria proteção diante do HIV de entre 18 e 24 horas, e durante esse tempo é possível manter relações sexuais sem contágio. O ideal seria aplicá-lo cerca de 8 horas antes da relação sexual prevista, segundo os médicos.

O produto é o primeiro do mundo contra o Vírus de Imunodeficiência Humana (HIV) que utiliza dendrímero carbosilano, tipo de partícula microscópica que bloqueia a infecção de células epiteliais e do sistema imune contra o HIV. Além disso, ele também inibe a infecção pelo Herpes de tipo 2, um tipo de herpes que têm três vezes mais possibilidades de contágio do que o HIV.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo