Histórico

GM interrompe produção de carros no Brasil e dá férias coletivas

Medida visa adequar produção da dona da Chevrolet à demanda por carros novos, que está em queda no país; mercado já recuou 20,9% em 2015

Pátio da GM lotado de veículos novos
Pátio da GM lotado de veículos novos

DA REDAÇÃO (com G1) – A montadora General Motors, dona da marca automotiva Chevrolet, interrompeu sua produção de veículos no Brasil na segunda-feira (15), com o início das férias coletivas para funcionários das linhas de montagem nas unidades de Gravataí (RS) e São José dos Campos (SP), segundo informações dos sindicatos locais.

A sede, em São Caetano do Sul (SP), já estava com a produção suspensa desde o início do mês, para adequar a produção à queda da demanda.

A GM não confirma oficialmente o número de trabalhadores parados, mas ele se aproxima de 19 mil (entre os que estão em férias coletivas e os que tiveram contratos suspensos temporariamente, ainda segundo informações dos sindicatos).

Em Gravataí, as férias coletivas para 10 mil funcionários se estenderão até 29 de junho. Cerca de 16 mil carros estão nos pátios da unidade, que produz os modelos Onix, o mais vendido da Chevrolet, Prisma e Celta.

A fábrica na região metropolitana do Porto Alegre era a única das 3 da multinacional que não tinha adotado medidas para reduzir a produção neste ano.

Em São José dos Campos, na região do Vale do Paraíba, 1,7 mil empregados também entraram em férias coletivas nesta segunda-feira e ficam em casa até 30 de junho. Segundo o sindicato local, as duas linhas de montagem que fazem os modelos S10 e Trailblazer estão paradas.

Segunda a parar no país
A montadora com sede em São Caetano do Sul (SP) é a segunda a parar a produção neste ano. Na semana passada, a Fiat deixou em casa os 19 mil trabalhadores da fábrica de Betim (MG). Eles retomaram as atividades nesta segunda.

Em balanço publicado pelo G1, o portal contabilizou mais de 35 mil trabalhadores parados em montadoras, devido a medidas tomadas para reduzir a produção em virtude da queda nas vendas.

Queda de 20%
Nos 5 primeiros meses do ano, as vendas de carros, comerciais leves, caminhões e ônibus recuaram 20,9%, em relação ao mesmo período de 2014. Foram emplacadas 1.106.476 veículos, contra 1.399.280 no ano passado, segundo dados da Fenabrave, que reúne os concessionários.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo