Antonio Tozzi Esportes

Goleiros decidem clássico paulista no Itaquerão

Goleiro Cássio foi o grande herói na vitória do Corinthians sobre o Palmeiras no retorno do Paulistão
Goleiro Cássio foi o grande herói na vitória do Corinthians sobre o Palmeiras no retorno do Paulistão

Uma falha incrível de Weverton e uma série de defesas espetaculares de Cássio foram os fatores decisivos no jogo entre Corinthians e Palmeiras disputado na quarta-feira (22), quatro meses depois a paralisação do Campeonato Paulista em razão da pandemia do Covid-19. O resultado final foi 1 a 0 para o Timão, que marcou o gol da vitória com Gil após a cobrança de escanteio aos 13 minutos do primeiro tempo. O zagueiro corintiano nem pegou tão bem na bola, mas ela resvalou em Felipe Melo e quicou com força em frente ao goleiro palmeirense. O bom Weverton, porém, foi traído pelo morrinho artilheiro e tomou um gol totalmente defensável. Antes, no entanto, Cássio quase sofreu o gol, pois a bola chutada por William tocou no pé da trave esquerda assustando o goleiro corintiano.

O primeiro tempo foi igual, com poucas chances de gol criadas pelos dois times. As alterações processadas por Vanderley Luxemburgo na segunda etapa surtiram efeito e o Verdão asfixiou o Corinthians. Aí, é que despontaram o talento, a boa colocação e a sorte de Cássio, evitando o gol de empate da equipe visitante – que disputou o clássico sem o craque Dudu transferido para o Al-Duhail do Catar.

O enredo foi o mesmo verificado nos encontros mais recentes. O Corinthians consegue fazer um gol, depois se fecha para suportar a pressão do ataque palmeirense. Embora o treinador do Timão seja tiago Nunes e não Fabio Carille, o que se viu em campo foi um comportamento semelhante. O Alvinegro paulista jogou pelo resultado, pouco se importando com a beleza do espetáculo. Justifica-se. Enquanto o Palmeiras já entrou em campo classificado para a próxima fase – graças à vitória da Ponte Preta sobre o Novorizontino -, o Corinthians precisava de um bom resultado para acalmar sua torcida. 

Quando escrevemos a coluna ainda não havia sido disputadas os outros quatro jogos da penúltima rodada do Paulistão, portanto, o Timão ainda tinha uma pequena chance de se classificar para os mata-matas. Seu destino estava nas mãos do São Paulo, adversário do Red Bull Bragantino, e do Botafogo de Ribeirão Preto, que precisava roubar pontos do Guarani.

Outros jogos da rodada

Ponte Preta também jogou fora de casa e levou a melhor com a vitória de 2 a 0 (Foto: PontePress/Luiz Guilherme Martins)
Ponte Preta também jogou fora de casa e levou a melhor com a vitória de 2 a 0 (Foto: Ponte Press/Luiz Guilherme Martins)

O recomeço do Paulistão na tarde de quarta-feira (22) ocorreu com o confronto entre Ituano e Ferroviária no Estádio do Canindé, em São Paulo. A partida deveria ser realizada em Itu, porém, como o interior paulista vem apresentando altos índices de contaminação de coronavírus a Federação Paulista de Futebol (FPF) determinou que o jogo seria no Estádio da Portuguesa de Desportos. O 0 a 0 dá a exata dimensão do que foi a partida.

A Ponte Preta também jogou fora de casa. Em vez de atuar no Estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, enfrentou o Novorizontino na Arena Barueri. O resultado não poderia ter sido melhor para a Macaca, ainda ameaçada de rebaixamento para a Série A-2 do Campeonato Paulista, tirou a invencibilidade do Tigre de Novo Horizonte, com a vitória de 2 a 0, gols de João Paulo e Bruno Rodrigues. Já o Norizontino, com a derrota, deu adeus às possibilidades de classificação no Grupo B, vagas obtidas por Santo André e Palmeiras.

Por falar em Santo André, o Ramalhão deu um susto na torcida santista na quarta-feira (22) à noite na Vila Belmiro. O zagueiro do Santo André abriu o placar e o Santos viu sua situação se complicar ainda mais com a expulsão de Carlos Sanchez ainda no primeiro tempo. No final desta etapa, todavia, o baixinho Soteldo fez uma boa jogada e marcou um belo gol para dar números finais ao placar. O resultado garantiu a classificação das duas equipes para as quartas-de-final do Paulistão. 

Na tarde de quinta-feira (23), Água Santa e Mirassol se enfrentaram no Estádio Distrital do Inamar, em Diadema. Ao final, ninguém mexeu no placar. O zero a zero foi melhor para o Mirassol, que enfrentará o São Paulo na próxima fase, enquanto Água Santa vai para a última rodada com a corda no pescoço.

Gre-Nal em tom azul

A volta do futebol marcou mais uma vitória do Grêmio sobre o Inter. Na noite da quarta-feira (22), o Tricolor fez 1 a 0 no maior rival no Centenário, em Caxias do Sul, pela quarta rodada do segundo turno do Gauchão. O gol da partida foi marcado por Jean Pyerre. O meia bateu falta aos 17 minutos do segundo tempo, a bola desviou em Moisés e morreu no fundo das redes. Na etapa inicial, o Grêmio ainda perdeu um pênalti. Everton cobrou no canto direito aos 33, mas Lomba defendeu. O Inter, mesmo atrás do placar, pouco incomodou o gol de Vanderlei e não evitou mais um resultado negativo. O Grêmio agora está há oito jogos invicto sobre o maior rival, com quatro vitórias e quatro empates.

Em termos de Gauchão, o resultado já garantiu o Grêmio como um dos classificados para uma das semifinais do segundo turno. Mesmo com a derrota, o Colorado também deve confirmar sua classificação para a próxima fase.

Copa do Nordeste define seus classificados

Os oito times qualificados para as quartas-de-final da Copa do Nordeste foram divididos em quatro chaves. As partidas serão disputadas nos locais onde o Covid-19 estiver mais sob controle. O mata-mata da competição reúne os seguintes confrontos, programados para sábado (25):

JogoLocal
Fortaleza X SportBarradão (Salvador)
Ceará X VitóriaPituaçu (Salvador)*
Confiança X Santa CruzJoia da Princesa (Feira de Santana)
Bahia X Botafogo-PBPituaçu (Salvador)*

Os organizadores da competição decidiram concentrar todas as partidas na Bahia, evitando assim o traslado das equipes. Além de ser mais econômico, é mais seguro para seguir os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades. 

A tabela prevê dois jogos no Estádio de Pituaçu no mesmo dia. Na verdade, está marcada uma rodada dupla, reunindo as duas equipes mais populares de Salvador. O Vitória enfrentará o Ceará às 4 horas da tarde, enquanto o Bahia jogará com o Botafogo-PB às 9:30 da noite.

NBA retornando em Orlando

A direção da NBA decidiu concentrar em Orlando as últimas rodadas da fase de classificação e deverá manter neste local os jogos das próximas fases e até mesmo a final. Na quarta-feira (22), começou a mini pré-temporada da NBA, com vitórias de Los Angeles Clippers, Denver Nuggets, New Orleans Pelicans e Miami Heat.

O primeiro dia da mini pré-temporada da NBA, que recomeçará seu campeonato no próximo dia 30, foi encerrado no final da noite desta quarta-feira com duas partidas antagônicas. Enquanto Miami Heat e Sacramento Kings fizeram um jogo disputado até o final, o New Orleans Pelicans massacrou o Brooklyn Nets nas arenas do Wide World of Sports, complexo da Disney sediado em Orlando. 

Resultados da quarta-feira (22)

  • LA Clippers 99, Orlando Magic 90
  • Denver Nuggets 89, Washington Wizards 82
  • New Orleans Pelicans 99, Brooklyn Nets 68
  • Miami Heat 104, Sacramento Kings 98.
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo