Histórico

Golpes de imigração enganam os incautos

Falsa ajuda pode acabar prejudicando legalização

*Genilde Guerra

Muitas vezes as pessoas querem usar subterfúrgios para chegar aos seus objetivos. Dificilmente isto dá certo, sobretudo num processo de legalização para se tornar residente permanente nos EUA.

Por isto, é fundamental tomar cuidado para evitar ser uma vítima de pessoas inescrupulosas que se aproveitam da boa fé de imigrantes angustiados. Aqui, relacionamos um dos enganos mais comuns usados pelos aproveitadores.

Alguns “notários públicos” atribuem-se a função de advogado de imigração. O notário nos EUA não está autorizado a oferecer serviços legais e apenas pode atuar como testemunha ao assinar documentos importantes e tomar juramentos.

As empresas que prometem um processo rápido junto ao USCIS (Departamento de Imigração) e cobram mais do que um pequeno pagamento são fraudulentas. Há muito poucas opções para um processo transcorrer mais rápido e um advogado saberá reconhecer se você se enquadra dentro desta categoria.

Uma loteria de Vistos de Diversidade (DV) é feita através de um processo de inscrição oficial conduzido pelo governo americano. O Departamento de Estado (DOS) que é responsável pela loteria não enviará e-mails para solicitantes que foram sorteados na loteria do DOS. O contato somente será feito através do correio.

Lembre-se: Você mesmo precisa inscrever-se para ser considerado, você não está “automaticamente inscrito”. Visite o website do DOS para verificar se você foi um dos sorteados na loteria de vistos de diversidade.

Qualquer companhia ou pessoa que se diz pertencer ao “INS” (Serviço de Imigração e Naturalização) não merece confiança, porque este departamento não existe há muito tempo. A correspondência oficial será feita pelo USCIS, sucessor do antigo INS.
>O que você perde ao confiar nas fontes erradas?

Dinheiro: Os notários podem cobrar uma quantia exorbitante para ajudar você no processo.

Tempo: Um estelionatário não tem os recursos que um advogado de imigração tem, portanto, não terá condição de analisar seus papéis e suas informações e levá-las para o local certo, caso haja como efetuar o processo.

Oportunidade: Preenchimento incorreto de papéis pode levar os incautos a processos de remoção do país. Não procure atalhos! Entrar com um processo para obtenção de cidadania é um dos mais importantes processos ao qual você se submeterá em sua vida.

Não coloque em risco sua liberdade para poupar alguns dólares. Não permita o uso de papelada falsificada na esperança de conseguir a cidadania, porque você será pego. Se uma oferta de ajuda parece ser muito boa para ser verdade, desconfie, frequentemente os custos são apenas considerados “como adiantamento” e mais dinheiro será pedido depois.

Se você for enganado por um espertalhão pode ser que sua papelada nunca tenha sido considerada porque um preenchimento incorreto pode colocar você, na melhor das hipóteses, em problema com o governo e com a lei e terá muito que explicar.

*Genilde Guerra é sócia do Escritório de Advocacia Kravitz & Guerra P.A

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo