Negócios

GoNext ensina o caminho para o sucesso empresarial em Miami

Governança corporativa como conceito administrativo é a chave para perpetuação das companhias

A empresa de consultoria empresarial GoNext realizou esta semana o Miami Summit 2018, no Turnberry Isle Hotel, em Aventura. O encontro de negócios reuniu diversos empresários vindos do Brasil com interesse em se instalar aqui na Flórida, ou ainda que desejam conhecer oportunidades para investir nos Estados Unidos.

A palestra, coordenada por Eduardo Valério, Eduardo Augusto Valério e Ademar Cardoso, é o primeiro fórum internacional da GoNext em solo americano, e significou o coroamento de um esforço de três anos para fincar raízes na Flórida. A abertura do encontro foi feita por Eduardo Valério, que enfatizou ser uma troca de experiências e conexões o principal objetivo do Miami Summit 2018.

O fórum teve apresentações de cases de sucesso de empresários brasileiros, assim como palestras de especialistas que conhecem profundamente o mercado local e possuem conhecimento suficiente para orientar os possíveis investidores, a fim de evitar que eles sejam vítimas de pessoas com más intenções ou despreparadas.

Dentro desse propósito, fizeram palestras advogados e especialistas em gestão de patrimônio, bem como profissionais que moram aqui e puderam contar suas experiências como empresários, além de fazer comparações sobre os ambientes de investimento daqui e do Brasil.

Vale destacar a palestra de abertura de Valério na qual ele enfatizou o conceito de Governança Corporativa como um instrumento importante para diminuir o índice de mortalidade das empresas quando se trata de transferência de comando de geração para geração. Nem sempre os herdeiros são os melhores administradores para o negócio criado pelos pais ou avós.

Na condição de consultor experiente que atua neste mercado há mais de duas décadas, ele mostrou números interessantes. No Brasil, 68% do Produto Interno Bruto (PIB) pertence às empresas familiares. “Ou seja, é um segmento que o governo deveria dar mais atenção”, sublinhou Valério. Dentro desse universo, porém, alguns números são preocupantes: 90% das empresas familiares ainda não iniciaram o processo de Governança Corporativa; 95% de presidentes dos conselhos têm dificuldade em atuar como gestores de órgãos estratégicos; 83% das empresas não possuem planos sucessórios estruturados, e 75% dos presidentes de conselhos ainda estão em seus primeiros mandatos.

Graças a esse cenário, muitas vezes as empresas perdem o foco de suas principais atividades para se concentrar em briga interna pelo poder. Deste modo, a grande derrotada é a própria empresa, porque o ambiente de caos favorece o enfraquecimento da corporação tornando-a mais vulnerável. E essas dissensões não passam despercebidas pelos agentes externos. Tanto fornecedores como instituições financeiras sentem o momento de instabilidade e impõem regras mais duras nas negociações, tanto no fornecimento de matéria prima como na concessão de créditos.

A Governança Corporativa surge exatamente para dirimir questões internas e estabelecer uma operação que seja compatível com o mercado, tentando evitar que as diferenças internas sejam percebidas pelo público externo. “Muitas vezes, conseguimos conter o estrago, porém, há casos em que a empresa já está morta e os donos sequer perceberam isto”, frisou o consultor. A GoNext atua em três frentes: Empresas Familiares, Conexões e Consultoria.

Os três principais desafios da Governança Corporativa são Familiar, Societário e Gestão. No segmento Familiar é preciso determinar a sucessão para que a empresa não sofra intercorrência e favorecer a liquidez dos ativos. No Societário, o segredo é estabelecer o equilíbrio e garantir o retorno do capital, e na Gestão, o foco está concentrado em performance e sucessão.

Pois, agora, todo essa expertise estará disponível em breve no Sul da Flórida, uma vez que a empresa abrirá sua primeira filial internacional, que ficará a cargo de Eduardo Augusto Valério “Identificamos nichos nos quais podemos atuar de maneira diferenciada e obter sucesso”, garantiu o jovem empresário que não demonstrou medo de enfrentar as empresas gigantes da Governança Corporativa instalados aqui nos Estados Unidos.

Contatos podem ser feitos com Eduardo Augusto Valério através do email eavalerio@gonext.us.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo