Histórico

Governador do Novo México quer a reforma

Um encontro entre governadores de estados na fronteira entre o México e Estados Unidos acabou isolando Jen Brewer, do Arizona, que defende medidas enérgicas contra os indocumentados. O representante do Novo México, Bill Richardson, chegou a dizer que está esperançoso que uma ampla reforma seja aprovada no início do ano que vem, pois esta é – segundo ele – a única solução para uma região marcada por conflitos.

“Vamos ser realistas. Este ano será impossível debater a matéria no Congresso, já tão absorvido pelas eleições de novembro. Mas trata-se de um tema do qual os americanos não podem fugir e, mais cedo ou mais tarde, será abordado novamente pelos parlamentares”, afirmou o democrata Richardson, o único governador americano a participar do evento. O encontro seria realizado no Arizona, mas governadores de seis estados mexicanos anunciaram um boicote a Jen Brewer, em virtude da polêmica lei antiimigrante, e a organização achou melhor transferir a reunião para o Novo México.

Ao final dos debates, os governadores assinaram um documento conjunto em que defendem a reforma ampla e irrestrita. “O encontro provou a maturidade deste grupo, que luta por diálogo e não por divisão”, disse o governador Guillermo Padres Elias, do estado mexicano de Sonora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo