Governador Valadares é tema de matéria no Miami Herald

0
985

Texto lembra que jovens mineiros continuam trocando o Brasil pelo ‘american dream’

Uma reportagem no site do Miami Herald conta a saga que mineiros de Governador Valadares enfrentam para transformar em realidade o seu sonho americano. “A distância entre o Brasil e os Estados Unidos dificulta a entrada na América, pois requer recursos financeiros e conhecimento dos esquemas de entrada no país”, escreve o jornalista. Segundo a matéria, autoridades nos EUA acreditam que os brasileiros representam o grupo mais numeroso a atravessar ilegalmente a fronteira com o México, entre os anos de 2000 e 2005.
O texto acrescenta que, apesar da redução no número de brasileiros que tentam emigrar para os Estados Unidos, muitos continuam a busca do ‘american dream’ por rotas alternativas, via Guatemala ou Portugal, “onde disseram ser mais fácil obter documentos falsificados”. É sabido que os naturais de Governador Valadares não têm obtido com facilidade o visto de entrada para os Estados Unidos juntos aos consulados norte-americanos.
O repórter, que chegou a entrevistar algumas pessoas na cidade mineira, lembrou o fato que o Brasil recebeu 6,4 bilhões de dólares em remessas do exterior e que mais de 14% deste total foram para Governador Valadares: “Por isso, o local é conhecido como Little América ou Governador Vala-dólares”, finaliza.

Clique aqui para ler a matéria na integra