Histórico

Governadora dá ordem que afeta imigrantes no Arizona

Opositores protestam contra Jan Brewer por não reconhecer os direitos dos jovens beneficiados pela medida assinada por Obama

Da redação com AP – A governadora Jan Brewer defendeu esta semana sua ordem para que sejam negadas carteiras de motorista e outros benefícios sociais para jovens imigrantes que conseguirem permissões de trabalho conforme a nova política do presidente Barack Obama, e disse que a culpa da situação é do governo federal e dos pais que os trouxeram de maneira ilegal.

Brewer afirmou não odiar os latinos nem os imigrantes, apenas reafirma a intenção das leis estaduais em negar benefícios sociais às pessoas que não dispõem de autorização para estar no país.

Creio que todos no Arizona e em todos os Estados Unidos têm compaixão por estes menores trazidos por seus pais de maneira ilegal ao país, dse a governadora. Mas não é nossa responsabilidade. É de seus pais. É necessário respeitarem a lei, acrescentou.

A ordem de Brewer para que sejam negados benefícios sociais aos beneficiários da política de deportação adiada foi qualificada de insensível, equivocada e questionável juridicamente por partidários da medida.

No entanto, a ordem não foi uma surpresa devido às disputas entre a governadora republicana e o governo de Obama por causa da lei de imigração aprovada em 2010 no Arizona e as questões relacionadas à imigração.

Ela reiterou sua exigência de ter maior segurança fronteiriça. Quando a fronteira for segura, Washington poderá enfrentar outros problemas vinculados com a imigração, na opinião dela. Trata-se de uma situação infeliz, mas a verdade é que precisamos encará-la e creio que o governo federal é quem deve fazer isto, e deve fazê-lo através de modificações da lei; precisa trabalhar com o Congresso e fazer o que for necessário para corrigir o problema, afirmou.

O governo federal divulgou em julho que as prisões de imigrantes foram reduzidas ao seu nível mais baixo em 40 anos, como reflexo do declínio no número de pessoas que pretendem cruzar ilegalmente do México para os Estados Unidos. Esta diminuição talvez se deva à desacelaração da economia americana e a uma intensificação da vigilância.

Brewer disse que sua ordem tem a intenção de garantir que os órgãos estaduais acompanhem o objetivo das leis do estado que negam benefícios sociais aos imigrantes que vivem ilegalmente no país.

Mas ela disse também é contra à modificação das leis estaduais para conceder benefícios sociais para as pessoas que foram beneficiadas com a medida. Não, acredito que as pessoas devem estar aqui de maneira legal e com a presença autorizada, finalizou a governadora.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo