Histórico

Governadores do Texas e Arkansas declaram desastre após tornados

Tempestades atingiram os dois estados matando pelo menos cinco pessoas e ferindo dezenas

Governadores do Texas e Arkansas declaram desastre após tornados

DA REDAÇÃO (com Reuters) – Os governadores dos estados do Texas e do Arkansas declararam situação de desastre em partes dos estados atingidos por tornados e enchentes, em uma série de tempestades que deixou pelo menos cinco mortos e mais de 50 feridos e destruiu edificações.

Um homem e sua esposa foram mortos perto de um estacionamento em Van, no Texas, cidade com cerca de 2.500 pessoas, onde casas foram destruídas. O Serviço Meteorológico Nacional disse que um tornado da categoria EF3, com ventos em torno de 225 km/h, atingiu a cidade.

Perto da cidade de Nashville, em Arkansas, um bebê foi tirado dos destroços de uma casa móvel, onde seus pais morreram no tornado. Cerca de 10 pessoas ficaram feridas no estado. “Ela quase não tinha ferimentos. Foi um milagre”, disse John Gray, médico do condado de Howard.

O governador do Texas, Greg Abbot, declarou estado de desastre em Van Zandt e seis outros condados. O governador do Arkansas, Asa Hutchinson, declarou área de desastre em 10 condados.

Um casal que estava em um trailer foi morto em Van, Texas, a cerca de 110 quilômetros sudeste de Dallas, por um tornado que afetou de 50 a 100 casas. Oito adultos ainda estavam desaparecidos na segunda-feira (11), disse o delegado de incêndio do condado de Van Zandt Chuck Allen, em coletiva de imprensa.

“Essa tempestade aumentou muito rapidamente e o tempo para alerta foi extremamente limitado”, disse ele.

Funcionários com cães têm andado pelos destroços em busca de mais vítimas. Cerca de 30% da cidade de quase 2,5 mil pessoas sofreu com estragos, disse Allen.

Autoridades disseram que 43 pessoas no Texas foram levadas por ambulâncias aos hospitais com ferimentos e diversas outras chegaram por conta própria. “Van é uma cidade forte, uma comunidade forte. Vamos nos reconstruir”, disse o juiz de Van Zandt Don Kirkpatrick na mesma coletiva de imprensa.

No contado do oeste de Arkansas, Howard, duas pessoas morreram e outras duas foram severamente feridas por um tornado que atingiu um estacionamento de trailers, disseram as autoridades locais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo