Negócios

Governo alerta para golpes e falsas ofertas de trabalho em meio à pandemia do coronavírus

Especialistas alertam que não existe vaga de emprego que exija pagamento antecipado; golpistas também estão de olho no dinheiro que será enviado pelo governo

Fique atento para não cair em golpes

Em tempos de coronavírus e de desemprego recorde, os golpistas de plantão não perdem a chance de tirar dinheiro de quem busca uma oportunidade no mercado de trabalho. Para evitar que a população caia nesses golpes, o Federal Trade Comission dá algumas dicas e pede que as pessoas denunciem ao perceberem que foram vítimas ou que identificaram um golpe.

·         Não pague para conseguir um emprego. Os golpistas podem dizer que têm um emprego esperando se você apenas pagar uma taxa por certificação, treinamento, equipamento ou suprimentos. Mas, depois que você paga, o trabalho não se concretiza.

·         Preste atenção para não clicar em anúncios de emprego falsos. Alguns golpistas pagam para que seus anúncios ou sites de golpes sejam exibidos na parte superior de suas pesquisas. Outros golpistas fingem ser afiliados a empresas conhecidas ou mesmo ao governo. Pesquise um potencial empregador pesquisando on-line o nome, o endereço de e-mail e o número de telefone de um potencial empregador. Você pode encontrar reclamações de outras pessoas que foram enganadas e descobrir mais sobre os truques do fraudador. Para encontrar anúncios de emprego legítimos, visite sites como o CareerOneStop do seu estado.

·         Não acredite em anúncios de empregos no governo federal “anteriormente não divulgados”. Informações sobre empregos federais são gratuitas em usajobs.gov.

·         Confira uma empresa com sua agência local de proteção ao consumidor ou seu procurador geral do estado. Eles podem dizer se receberam reclamações sobre um programa específico de trabalho em casa.

.          O IRS não envia e-mail, não faz ligações telefônicas, mensagem de texto ou nas mídias sociais. Existe apenas um endereço para se cadastrar caso o IRS não tenha suas informações bancárias: https://www.irs.gov/coronavirus/non-filers-enter-payment-info-here.

Se você estiver lidando com a perda de emprego, não está sozinho. Aqui estão algumas outras coisas a ter em mente:

·         Entre em contato com o Escritório Estadual de Seguro Desemprego para obter informações sobre como solicitar benefícios de seguro desemprego em seu estado. O Departamento do Trabalho anunciou recentemente novas flexibilidades oferecidas como resultado da crise do coronavírus. Portanto, vale a pena verificar se você é elegível.

·         Entre em contato com seus credores. Eles podem estar dispostos a discutir algum tipo de pagamento mínimo ou outra flexibilidade. É mais provável que sejam razoáveis ​​se você conversar com eles sobre os problemas financeiros que está tendo como resultado do coronavírus, em vez de esperar até que você tenha perdido um pagamento.

Se você detectar uma fraude, denuncie ao FTC em ftc.gov/complaint.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo