Imigração Notícias

Governo deporta primeiros 135 imigrantes em voo direto para a Venezuela

Em esforço para conter a imigração ilegal pela fronteira, governo passa a mandar voos diretos também para o país governado por Maduro; voos diretos para a Venezuela estavam proibidos desde 2019

Pelo menos 30 voos de deportados partiram dos EUA na primeira quinzena de novembro (Foto ICE)

O primeiro voo direto dos Estados Unidos com deportados chegou à Venezuela no último dia 18, duas semanas depois do governo Biden anunciar a medida. O avião fretado pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) saiu de Harlingen, Texas, e parou no Simon Bolivar International Airport em Caracas.

O voo tinha 135 venezuelanos que foram apreendidos na fronteira dos Estados Unidos com o México. Os voos diretos para o país governado por Nicolás Maduro estavam proibidos desde 2019 e fazem parte do plano do governo Biden para tentar reduzir a imigração ilegal pela fronteira. Entre outubro de 2022 e agosto de 2023, 199 mil venezuelanos foram apreendidos, 12 mil a mais que no ano anterior. Somente em setembro, 50 mil venezuelanos atravessaram a fronteira.

Os voos para a Venezuela estavam barrados desde maio de 2019, quando o então presidente Donald Trump determinou que não era seguro viajar para o país. No dia 10 de outubro, o Departamento de Homeland Security solicitou ao Departamento de Transporte permissão para mandar os voos fretados com imigrantes.

A previsão é que voos semanais deixem os EUA com destino a Caracas. (Com informações do Miami Herald).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo