Histórico

Governo federal americano vai rever pedidos negados de perdão

Muitos pedidos foram negados por causa de problemas com a Justiça e agora esses casos serão reabertos

Joselina Reis

i-601O Departamento de Serviço de Imigração dos Estados Unidos (USCIS – U.S. Citizenship and Immigration Services) divulgou no dia 18 de março que vai reabrir por conta própria os processos de pedido de perdão (waiver) que foram negados de março de 2013 a 24 de janeiro de 2014. Desde março de 2013 imigrantes indocumentados (parentes de americanos) podiam solicitar o pedido de perdão ainda nos Estados Unidos, porém muitos tiveram seus processos cancelados porque tinham problemas na justiça.

Pelas regras, o familiar indocumentado ainda precisa sair do país para uma entrevista, mas o governo garante que o tempo de espera no país de origem será apenas de alguns dias ou semanas. O advogado Ludo Gardini conta que a média de espera no Brasil tem sido de 20 dias para os que conseguiram uma resposta favorável ao seu pedido de perdão. “Trabalhamos em mais de trinta casos desses”, afirmou.
Muitos dos pedidos de perdão negados foram por delitos como: dirigir sem carteira de motorista, alguns casos menos de graves de violência doméstica, invasão de domicílio e até dirigir com nível de álcool no sangue além do permitido. No entanto, Gardini adverte que tudo depende das leis locais de cada estado. “A legislação muda de estado para estado. O que na Flórida pode ser um delito grave em outro estado pode não ser. Isso vai ser fundamental na decisão do departamento de imigração”, afirmou.

De acordo com Gardini, o documento publicado pelo departamento de imigração garante que os processos serão reabertos por conta própria, porém seria prudente que o imigrante solicitasse ao seu advogado o envio de uma petição.

Os imigrantes que saírem dos Estados Unidos sem o pedido de perdão aprovado pelo departamento de imigração precisam esperar no mínimo oito meses no Brasil por uma resposta e entrevista no consulado americano. Se caso o pedido feito no Brasil for negado o imigrante é impossibilitado de voltar aos Estados Unidos. Já aqueles que conseguem o aprovação no formulário I-601A ficam em média vinte dias. “Muitos estavam com medo de ser uma armadilha, mas temos casos concretos que deram certo”, explica Gardini.

Pelo documento publicado pelo USCIS no dia 18 de março de 2014, o departamento resolveu reabrir os casos negados devido ao “pedidos do público”. Ainda segundo o documento, alguns casos criminais não poderiam ser usados como base para a recusa do departamento em aprovar o pedido de perdão.

I-601A

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo