Histórico

Governo quer trem-bala entre Rio e SP

Projeto vai avaliar a viabilidade da iniciativa

O sonho do governo brasileiro de implantar o trem-bala entre as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo vai passar pelo crivo de um projeto de viabilidade. De acordo com o BNDES, que vai ajudar a financiar o estudo, especialistas analisarão detalhes como o trajeto, valor da passagem, tempo de viagem e custos das obras, para definir se o meio de transporte poderá ligar os dois maiores centros do país.

O projeto de viabilidade demandará cerca de dois milhões de dólares e deverá ficar pronto até o fim do ano. O consórcio responsável pelo trabalho é formado pelas empresas brasileiras Balman Consultores Associados e Sinergia Estudos e Projetos, além da companhia inglesa Halcrow Group, que prestará assessoria. Além do BNDES, o Banco Interamericano de Desenvolvimento também vai ajudar a custear o estudo.

Já a construção do trem-bala está avaliada em 11 bilhões de dólares e, depois de aprovada, deverá demorar cinco anos para ficar pronta. A estimativa é de que o trajeto entre o Rio e São Paulo seja feito em 1h25, ao custo de 169 reais (ou cem dólares).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo