Manchete Notícias

Governo Trump deve acabar com política do ‘cai-cai’ na fronteira nas próximas semanas

“Catch and Release”, política conhecida pelos brasileiros como ‘cai cai’, não será mais praticada por policiais da fronteira dos EUA com o México

Quase 18 mil brasileiros foram detidos na fronteira com o México no ano fiscal de 2019, um aumento de mais de 1000% com relação ao ano anterior (Foto: US Customs and Border Protection)

Muitos brasileiros que não conseguem visto para os Estados Unidos por vias legais acabam se arriscando pela fronteira do México na expectativa de entrarem pelo ‘cai-cai’ ou ‘catch and release’. O popularmente conhecido ‘cai cai’ acontece da seguinte forma: o imigrante indocumentado se apresenta a um policial na fronteira e acaba sendo liberado para responder ao processo imigratório em liberdade.

O governo argumenta que, uma vez dentro dos EUA, os imigrantes indocumentados não aparecem nas audiências e acabam vivendo no País. Quando o imigrante não comparece à audiência, uma ordem de deportação é imediatamente expedida contra ele.

Esta semana o secretário do Departamento de Homeland Security (DHS), Kevin McAlleenan disse que essa política vai acabar nas próximas semanas.

“Com algumas exceções de casos humanitários e de condições médicas, o DHS não vai mais liberar as famílias para responderem a processos em liberdade. Isso significa que, unidades familiares que chegarem à fronteira, não serão soltas dentro dos EUA. Elas terão que esperar presas por audiências nas Cortes de Imigração ou serão imediatamente mandadas de volta ao seu país de origem”, disse McAlleenan.

Aquelas pessoas que conseguirem provar que correm risco em seus países de origem serão mandadas para o México para aguardarem o processo. Os que não conseguirem provar nada, serão ‘devolvidos’ aos seus países. Ainda não se sabe como o México vai lidar com esses imigrantes em processo.

Segundo o Homeland Security, as apreensões na fronteira atingiram um número recorde em maio, quando 144 mil imigrantes foram detidos. Desse total, 72% eram crianças desacompanhadas e unidades familiares.

Até o dia 1º de setembro, 42 mil imigrantes foram mandados de volta ao México para aguardar por seus processos imigratórios. Mais de 458 mil famílias foram presas na fronteira entre outubro de 2018 e agosto de 2019.

“A expectativa é grande para as próximas semanas. Recebo muitas pessoas em meu escritório que vieram por esse cai-cai e o governo americano anunciou que isso vai acabar. O que muitas pessoas não sabem é que quando elas mentem que entraram com familiares ou filhos que não sejam deles, elas nunca mais podem se legalizar, já que a prática é conhecida como tráfico humano.  A exceção é quando elas conseguem provar que entraram com parentes de primeiro grau”, comenta a advogada de imigração, Renata Castro.

A advogada fala mais sobre o assunto neste link. Assista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo