Notícias

Governo Trump entra com processo na Justiça contra a Califórnia por proteger imigrantes

“Não importa o que acontecer em Washington, a Califórnia vai continuar a proteger o seu povo”, disse o procurador do Estado, alvo do processo

Jeff Sessions visita Sacramento nesta quarta-feira
Jeff Sessions visita Sacramento nesta quarta-feira

Depois de diversas ameaças, o governo Trump entrou com um processo na Justiça contra o Estado da Califórnia, na terça-feira (6). O governo federal alega que as políticas de estado ‘santuário’ (que protegem imigrantes indocumentados) têm prejudicado a prisão de ‘imigrantes perigosos e membros de gangues’, ameaçando a segurança pública.

O anúncio sobre o processo judicial deve ser feito nesta quarta-feira (7) pelo procurador-geral Jeff Sessions em Sacramento, Califórnia.

“O Departamento de Justiça e a administração Trump vão lutar contra essa política injusta e inconstitucional que estão sendo praticadas na Califórnia. Vamos lutar para manter seus empregos a salvo e para reduzir a criminalidade na América. Eu acredito que vamos vencer”, disse Sessions.

O processo atinge diretamente o governador Edmund Brown – defensor ferrenho dos imigrantes – e o procurador do Estado, Xavier Becerra. “Em um momento de grande turbulência política, Jeff Sessions vem à Califórnia para dividir e polarizar o País. Essas manobras políticas podem funcionar em Washington, mas não funcionam aqui”, disse o governador. “Não importa o que acontece em Washington, a Califórnia vai continuar a proteger o seu povo”, disse o procurador do Estado.

Prefeita defende imigrantes

Na semana passada, a  prefeita de Oakland (CA) evitou a prisão de pelo menos 800 imigrantes indocumentados pelo U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE), depois de avisá-los sobre uma blitz que aconteceria no local.

Libby Schaaf soube com antecedência da realização de uma operação do ICE e avisou a comunidade pela televisão. Ela disse que se sentiu na obrigação de avisar as pessoas da Bay Area que as blitzen aconteceriam. “Soube por múltiplas fontes que o ICE vai realizar uma operação na região. Minha intenção não é causar pânico e sim informar”, disse a prefeita.

A decisão foi duramente criticada pelo ICE. “Graças ao nosso esforço e dedicação, conseguimos prender mais de 200 imigrantes indocumentados na Califórnia, mas pelo menos 864 criminosos foram poupados da prisão por causa da irresponsável decisão da prefeita de Oakalnd”, disse o ICE em comunicado.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo