Imigração Notícias

Governador do Texas pede investigação contra ONGs que estariam ‘encorajando’ imigração ilegal para os EUA

Em carta, Greg Abbott disse possuir relatórios que indicam a participação de ONGs na situação. “Podem estar envolvidas em orquestrar travessias ilegais", diz o texto

Republicano Greg Abbott mandou ônibus fretados com imigrantes para D.C. (Foto Wikimedia)

O governador do Texas, Greg Abbott , abriu uma investigação contra organizações sem fins lucrativos que estariam, segundo ele, facilitando a entrada de imigrantes ilegais no país.

Em uma carta enviada ao procurador-geral do estado, Ken Paxton, Abbott citou o crescente número de imigrantes que chegam todos os dias na fronteira, e disse ter recebido relatórios sobre a participação de ONGs na situação. “Podem estar envolvidas em orquestrar travessias ilegais”, nos dois país, destaca o texto da carta.

O governador, entretanto, não divulgou os relatórios que ele diz ter tido acesso, e nem como os obteve.  Na segunda-feira (12), a Fox News reportou que  a polícia mexicana escoltou 20 ônibus de diferentes cidades do interior do País para sedes de organizações não-governamentais localizadas na divisa com os Estados Unidos. Segundo o canal de TV, os imigrantes recebem acomodações nas ONGs e são orientados sobre a travessia ilegal.

O governo do Texas não tem autoridade para intervir no funcionamento de ONGs no país vizinho, entretanto, os grupos sem fins lucrativos que trabalham com imigrantes dizem que a abertura de uma investigação contra eles já dificulta seu trabalho, pois “gerou repreensão imediata de legisladores democratas e republicanos, além de autoridades locais”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo