Artes Plásticas Histórico

Bansky ironiza Disneyland em Dismaland

O artista britânico Banksy anunciou na quinta-feira (20) a abertura de Dismaland, um “parque temático familiar para anarquistas principiantes” em Somerset, região litorânea ao oeste do Reino Unido.

Banksy, um dos mais badalados artistas de rua do mundo -e que mantém em segredo sua verdadeira identidade-, criou na cidade de Weston-super-Mare, em um local abandonado há 15 anos, uma versão satírica da Disneyland, com várias estruturas gigantes, entre elas um castelo em ruínas semelhante ao da Cinderela e um tanque cheio de refugiados a bordo de um barco. O nome do parque é um trocadilho com “dismal” (sombrio, em português) e a Disneyland.

Entre as instalações do parque há ainda uma baleia saltando de dentro de um vaso sanitário (em crítica a parques como o Sea World, acusado de maus tratos a animais) e a venda de balões em que se lê “I am an imbecile” (eu sou um idiota).

O parque é um cenário de futuro distópico criado pelo artista britânico conhecido pela visão negativa do capitalismo. Este é um dos maiores projetos do artista até o momento e, como a maioria de suas obras e atuações, foi realizada com especial sigilo.

Até o anúncio da inauguração do parque (aberto ao público na sexta-feira), os residentes na cidade inglesa pensavam que a construção da enorme decoração de Banksy, era parte de uma filmagem de Hollywood.

Os visitantes, que terão que pagar três libras para entrar no parque, poderão pedir na entrada um crédito para dispor de mais dinheiro com uma taxa de juros de 5.000%.

“É uma exposição de arte e entretenimento para anarquistas principiantes”, disse Banksy em comunicado sobre a Dismaland, que ocupará uma superfície de mais de 10 mil metros quadrados.

Não é a primeira vez que Banksy utiliza este nome, posto que faz vários anos fez um grafite de Mickey Mouse junto à frase: “Bem-vindo a Dismaland. A vida não é sempre um conto de fadas”.

“É um parque temático familiar inadequado para crianças”, assinalou o artista.

Segundo a agência de notícias EFE, ingressos (disputadíssimos) para o parque eram vendidos a $1,4 mil na semana de estreia do parque de Banksy.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo