Histórico

Grande incidência de casos de câncer no cérebro preocupa Palm Beach

Comunidade conhecida como The Acreage registrou pelo menos 12 casos nos últimos anos

Para fugir do estresse das grandes cidades, famílias costumam optar por morar em locais paradisíacos, cheios de verde e afastados de problemas próprios de metrópoles, como trânsito intenso e poluição. E era justamente isso que oferecia a comunidade The Acreage, localizada a 15 milhas a noroeste de West Palm Beach, que atraiu gente interessada em qualidade de vida e que não hesitou em pagar até três milhões de dólares por mansões naquela área. No entanto, o que parecia um conto de fadas acabou se transformando em drama, quando o Departamento de Saúde local admitiu que a região registra um índice acima do normal de tumores e câncer no cérebro, principalmente entre crianças.

Entre 2003 e 2008, pelo menos 12 casos da doença foram detectados entre os pouco mais de 35 mil moradores, mas especialistas ainda não conseguiram determinar as causas para esta alta incidência na comunidade. A família Dunsford, cujo filho de sete anos está sendo tratado no Miami Children’s Hospital devido a um câncer benigno no cérebro, também não consegue encontrar explicações. Mas conheceram no mesmo andar do hospital outro paciente com o mesmo problema e que mora a menos de uma milha da casa deles. “Coincidência?”, indagam Greg e Jennifer Dunsford. Provavelmente não.

O governador da Flórida, Charlie Crist, exigiu que o Centro de Preveção e Controle de Doenças do estado tome providências rápidas e as autoridades já colheram amostras da água e do solo para análise. “Precisamos descobrir o que está provocando os tumores nas crianças”, afirmou a pediatra Shairi Turner, do Departamento de Saúde, preocupada com a saúde dos moradores do local. Em um ato público no início de fevereiro, um dos residentes do The Acreage afirmou que não deixa os filhos beberem água da bica (tap water), mas pensa em se mudar o mais breve possível da região.

Nesse sentido, muitos proprietários vão encontrar dificuldades para negociar propriedades no já complicado mercado imobiliário da Flórida: os preços das casas despencaram depois que o problema se tornou público e, é claro, ninguém quer morar num local condenado. Entre os residentes ilustres dos condomínios luxuosos do The Acreage estão o golfista Tiger Woods e o rapper Vanila Ice.

O caso é tão grave que até a ativista Erin Brockovich já esteve na comunidade para falar aos moradores e incentivá-los a lutar pelos seus direitos. Para quem não se lembra, Erin trabalhou num pequeno escritório de advocacia e contribuiu decisivamente para o êxito de um processo jurídico contra uma empresa de gás e eletricidade da Califórnia. A ação foi movida por habitantes de uma pequena localidade, muitos deles doentes por causa da água contaminada pela firma de energia, que foi obrigada a pagar 333 milhões de dólares de indenizações.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo