Histórico

Greenraiser arrecada verbas para projetos ecológicos em Miami Beach

Luiz Rodrigues está à frente de projetos de sustentabilidade promovidos pela ECOMB

DA REDAÇÃO – O que será do nosso planeta nos próximos 50 anos? A maioria das pessoas nem pensa sobre este assunto, mas alguns abnegados dedicam seu tempo e mesmo suas vidas para manter as melhores condições na Terra.

Uma destas pessoas é o carioca Luiz Rodrigues, fundador e presidente da ECOMB (Environmental Coalition of Miami & the Beaches), que preparou um grande evento a fim de arrecadar fundos que possibilitem a viabilização de uma série de projetos voltados à causa de preservação ambiental.

Trata-se do Greenraiser, que contém uma programação eclética para todos os gostos, mas sempre enfocando a causa ecológica, que, aliás, será o grande tema da Rio + 20, um evento de magnitude internacional que movimentará líderes de todo o mundo em busca de soluções para conservação do planeta.

Rodrigues explica que a ECOMB tem um foco muito mais abrangente do que apenas cuidar da limpeza das praias: É claro que fazemos, com auxílio de voluntários, este trabalho de limpeza das praias, de canais, parques e outras áreas verdes, mas a amplitude é bem maior.

Desta forma, a missão da ECOMB é dividida em cinco atividades: prevenção, que visa educar os moradores (sobretudo crianças e jovens) sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente; reciclagem, que cuida da reciclagem de materiais danosos ao meio ambiente; programas de ecossistemas, que visa restaurar e prevenir os ecosssistemas naturais; redução de gás carbônico, que luta contra a emissão de partículas de gás carbônico na atmosfera, e Cinema Green, um projeto cultural que veicula filmes e documentários cujos temas sejam dirigidos à defesa do meio ambiente.

Sustentabilidade

Para Rodrigues, o nome do jogo é sustentabilidade. “Dedicamos nossos esforços a manter um projeto de sustentabilidade, ou seja, lutamos pela viabilização de projetos que garantam a defesa e a melhoria do meio ambiente”, garante o ambientalista.

A fim de obter sucesso, a ECOMB lança mão de todos os tipos de recursos, desde trabalho de voluntários a educação comunitária passando por atuação política, com aprovação de projetos que defendem a flora e a fauna local, e captação de verbas junto a empresários. No processo de reciclagem, por exemplo, foi constituído um Comitê de Sustentabilidade que se dedica a captar recursos e a atuar no plano político municiando vereadores e deputados com informações que podem servir como subsídios para elaboração de projetos de lei de conservação ambiental ao mesmo tempo em que tem um canal direto com o executivo local.

No âmbito da entidade, foi criado o Centro Ambiental, que congrega várias atividades, entre elas o Centro de Reciclagem, que se dedica à reciclagem de baterias, lâmpadas fluorescentes, lixo eletrônico, ou seja, este tipo de inutilidade que agride o meio ambiente e é preciso fazer um trabalho para minimizar seu impacto ambiental, uma vez que ele demora muito para se desintegrar. E a ECOMB mantém uma estação de recolhimento de lixo eletrônico e outra de lixo reciclável, que funciona 24 horas por dia.

O ápice do ECOMB está marcado para o dia 1º de junho, sexta-feira, na praia de Miami Beach cujo objetivo é arrecadar fundos para investir na preservação do meio ambiente. O evento, chamado The 2012 Greenraiser, é o segundo do gênero promovido pela ECOMB. Vai ter DJ, violinista, leilão, desfile de moda e comida e bebidas naturais. Os ingressos custam entre $50 e $200 e podem ser adquiridos pelo website ECOMB.org/events-annual-fundraiser-2012-greenraiser/ ou pelo telefone (305) 534-3825 ou pelo email maura@ECOMB.org.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo