Antonio Tozzi Esportes

Grêmio e Flamengo fazem uma das semifinais da Copa do Brasil

Gabigol marcou o segundo gol do Flamengo na vitória sobre o Furacão e ainda teve um gol anulado pelo VAR (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
Gabigol marcou o segundo gol do Flamengo na vitória sobre o Furacão e ainda teve um gol anulado pelo VAR (Foto: Gilvan de Souza/CRF)

Os favoritos confirmaram as expectativas e carimbaram suas passagens para uma das semifinais da Copa do Brasil 2023. Os cenários, porém, foram diferentes. Enquanto o Flamengo derrotou o Athletico-PR nos dois jogos, o Grêmio se classificou apenas na disputa de pênaltis, após dois empates em 1 a 1, em Salvador e em Porto Alegre.

Campeão do ano passado ainda está na briga pelo título 

O Flamengo – atual campeão da Copa do Brasil – venceu o Athletico por 2 a 0, na noite da quarta-feira (12), pela partida de volta das quartas de final, e se classificou para a semifinal da Copa do Brasil, onde vai enfrentar o Grêmio, ainda sem data definida. O time de Jorge Sampaoli já havia vencido o jogo de ida por 2 a 1 e assegurou a vaga. Os gols na Ligga Arena foram marcados por Erick (contra) e Gabigol.

Apesar do resultado, o jogo não foi fácil para o Rubro-Negro carioca. No primeiro tempo e em boa parte do segundo, o time da casa foi mais incisivo no ataque, mas não conseguiu converter as oportunidades criadas. Pelo contrário, em um lance infeliz de Erick saiu o gol da equipe visitante. E ainda houve polêmica. Gabigol, aos 13 minutos do segundo tempo, teve um gol anulado e incomodou o clube do Rio de Janeiro. O impedimento foi marcado pelo auxiliar e confirmado, posteriormente, pelo VAR – a linha traçada pelo árbitro de vídeo irritou torcedores. Por não concordar com a marcação e como forma de protesto contra a arbitragem, o clube carioca vetou entrevistas de jogadores e do técnico Jorge Sampaoli após o jogo.

O Flamengo vai enfrentar o Grêmio na semifinal da Copa do Brasil. Ainda não há data para os jogos. Mas antes o time carioca tem o clássico contra o Fluminense, no próximo domingo (16), no Maracanã, pelo Brasileiro.

Eliminado, o Athletico volta as atenções para a Libertadores e o Brasileirão. No mesmo dia, o Furacão recebe o Bahia na Ligga Arena, pela 15ª rodada do campeonato nacional.

No duelo dos tricolores, melhor para o Grêmio 

Jogadores gremistas comemoram a vitória da equipe sobre o Bahia com o goleiro Gabriel Grando, herói da classificação para as semifinais da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
Jogadores gremistas comemoram a vitória da equipe sobre o Bahia com o goleiro Gabriel Grando, herói da classificação para as semifinais da Copa do Brasil (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)

Em jogo emocionante e cheio de alternativas, Grêmio e Bahia empataram novamente em 1 a 1, mas os gaúchos levaram a melhor nas penalidades e avançaram para as semifinais da Copa do Brasil. No final do primeiro tempo, Everaldo fez um golaço para abrir o placar. Na volta do intervalo, o time de Renato pressionou e buscou o empate com Villasanti. A classificação foi definida nos pênaltis e Gabriel Grando brilhou com duas defesas. Agora, o Grêmio aguarda Athletico-PR ou Flamengo para saber seu adversário na próxima fase da competição.

A forte chuva que se estendeu por toda quarta-feira (12) atrasou em pouco mais de uma hora o início da partida. Marcada previamente para às 19h, cerca de uma hora antes o árbitro Wilton Pereira Sampaio passou a fazer vistoria no gramado da Arena, que demonstrava pontos de alagamento. A equipe de arbitragem averiguou o campo às 18h,18h30, 19h,19h30, 19h45. Na última, definiu pela realização da partida. Na terça-feira (11), o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, solicitou o adiamento do duelo por conta da iminente ameaça dos eventos climáticos. Durante a quarta-feira, a CBF e os clubes mantiveram o jogo.

A história da partida desenhou um roteiro para Marcos Felipe ser o grande herói, com grandes defesas ao longo dos 90 minutos, inclusive um pênalti no primeiro tempo, cobrado por Cristaldo. Mas a decisão foi para as penalidades e a classificação veio no sufoco e nas mãos de Gabriel Grando. O Bahia teve seis pênaltis e o goleiro gremista defendeu dois. O último, do zagueiro Gabriel Xavier, foi o que decretou o avanço para as semifinais da Copa do Brasil.

Na Copa do Brasil, o Grêmio enfrentará o Flamengo nas semifinais, que deve acontecer no final de agosto. No Brasileirão, o Tricolor terá uma pausa, pois o jogo contra o Corinthians foi adiado. Assim, retorna a campo apenas dia 22, em um sábado, na Arena, contra o Atlético-MG, pela 16ª rodada. O Bahia joga no próximo domingo (16), quando visita o Athletico-PR, pela 15ª rodada do Brasileiro.

Definida uma das semifinais com Flamengo e Grêmio, as expetativas se voltam para o outro lado da chave. Na quinta-feira (13), se enfrentaram Palmeiras e São Paulo, no Allianz Parque. Quem se classificar neste clássico, jogará contra o vencedor do duelo entre Corinthians e América-MG, jogo marcado para o sábado (15). Nos jogos de ida, vitórias dos mandantes, com o mesmo placar: 1 a 0. O Coelho joga por um empate na Neo Química Arena, em São Paulo, enquanto o Tricolor paulista também defendia a mesma vantagem.


Alvinegros vencem nos playoffs da Sul-Americana

O Botafogo, alvinegro carioca e líder disparado do Brasileirão, mandou uma equipe reserva para a Argentina e, mesmo assim, voltou com uma vitória de 2 a 0 sobre o Patronato, enquanto o Timão derrotou o Universitario de Lima, Peru, por 1 a 0. Apenas o América-MG voltou do Chile com um resultado negativo e vai precisar reverter, se quiser continuar na Copa Sul-Americana.

Fogão vence na Argentina e abre vantagem nos playoffs da Conmebol Sul-americana

Carlos Alberto, reserva de Tiquinho Soares, mostrou estar em boa fase ao marcar um dos gols do Botafogo na Argentina (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)
Carlos Alberto, reserva de Tiquinho Soares, mostrou estar em boa fase ao marcar um dos gols do Botafogo na Argentina (Foto: Assessoria de Comunicação/Botafogo FR)

O Botafogo venceu o Patronato por 2 a 0, na quarta-feira (12), na Argentina, e largou na frente no confronto pelos playoffs das oitavas de final da Sul-Americana. Com gols de Carlos Alberto e Janderson, a equipe alvinegra superou as adversidades do gramado do Estádio Presbítero e conseguiu uma importante vitória fora de casa.

A partida de volta acontece na próxima quarta-feira (19), no Estádio Nilton Santos. O Botafogo tem a vantagem do empate e se classifica até se perder por um gol de diferença.

Cláudio Caçapa, técnico interino do Botafogo, escalou uma equipe mista para enfrentar o Patronato, poupando jogadores como Adryelson, Tchê Tchê, Marlon Freitas e Tiquinho Soares. No intervalo, o treinador ainda sacou Cuesta, Marçal e Eduardo.

Carlos Alberto aproveitou a oportunidade mais uma vez. O atacante, que vinha entrando no segundo tempo dos últimos jogos e marcou contra Vasco e Grêmio, começou como titular e seguiu a boa fase, marcando o terceiro gol em três jogos seguidos.

Antes do jogo de volta da Copa do Brasil, o Botafogo recebe o Bragantino, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro. As equipes se enfrentam no sábado (15), no Nilton Santos.

Corinthians vence em casa e fica em vantagem nos playoffs da Sula

Felipe Augusto comemora seu gol que deu vitória ao Corinthians na Neo Química Arena sobre o Universitario do Peru (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)
Felipe Augusto comemora seu gol que deu vitória ao Corinthians na Neo Química Arena sobre o Universitario do Peru (Foto: Rodrigo Coca/ Ag. Corinthians)

Uma jogada envolvendo aos dois Augustos decidiu a partida a favor do Timão na Neo Química Arena na noite da terça-feira (11) , pela partida de ida dos playoffs das oitavas de final da Copa Sul-Americana. O belo gol de Felipe Augusto após boa jogada de Renato Augusto selou a vitória sobre Universitario do Peru por 1 a 0, diante de um público de 36.686 pessoas que proporcionaram a renda de R$ 1.882.802,60.

Mesmo começando com um time totalmente reserva, o Timão controlou a partida o tempo todo. Mas só conseguiu abrir o placar quando mandou seu melhor jogador a campo e Valera, do time peruano, foi expulso por falta dura em Rafael Ramos. Com um jogador a mais, os donos da casa fizeram valer o mando e encaminharam sua classificação.

Corinthians e Universitario voltam a campo na próxima terça-feira (18), no Monumental de Lima, no Peru. Em vantagem, o Timão joga pelo empate para avançar às oitavas de final e pegar o argentino Newell’s Old Boys. O time peruano precisa vencer por dois gols de diferença para avançar ou um para forçar disputa de pênaltis.

A nota triste ficou por conta do preparador físico do Universitario, detido pela Polícia Militar após acusação de ter feito gestos racistas em direção à torcida do Corinthians.

O Corinthians volta a campo no sábado (15) para o jogo de volta das quartas de final da Copa do Brasil, contra o América-MG, na Neo Química Arena. Depois de perder o jogo de ida por 1 a 0, em Belo Horizonte, o Timão precisa vencer por dois gols de diferença para avançar. Ou por um para forçar a disputa de pênaltis.

Coelho perde no Chile por um gol de diferença

Jogadores do Coelho comemoram o gol de Alê que manteve as chances do América-MG nos palyoffs da Sul-Americana (Foto: Mourão Panda)
Jogadores do Coelho comemoram o gol de Alê que manteve as chances do América-MG nos palyoffs da Sul-Americana (Foto: Mourão Panda)

Jogando com time praticamente todo reserva, o América-MG largou em desvantagem contra o Colo-Colo por uma vaga nas oitavas de final da Sul-Americana. Na ida dos playoffs, em Santiago, no Chile, foi derrotado por 2 a 1, com dois gols de Leonardo Gil, ex-Vasco, e conseguiu diminuir o placar no último lance da partida, com Alê. O duelo da terça-feira (11) foi no estádio Monumental.

O jogo de volta, no Independência, está marcado para a próxima terça-feira (18). Para avançar, o Coelho precisa vencer por dois ou mais gols de diferença. Qualquer triunfo americano por um gol levará a disputa para as penalidades. Quem passar no confronto pegará o Bragantino nas oitavas de final.

Os dois times voltam a campo no sábado (15), em competições nacionais. O Colo-Colo joga em casa, no mesmo palco da partida desta terça, diante do O’Higgins, pelo Campeonato Chileno. O América ainda não volta a duelar pelo Campeonato Brasileiro. O compromisso do final de semana será contra o Corinthians, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil, em São Paulo. O time venceu a ida por 1 a 0, em casa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo