Histórico

Gringo ensina samba de gafieira no sul da Flórida

Mexicano dá aulas do ritmo em Deerfield e próximas aulas serão de forró

Ana Paula Franco

DIVULGAÇÃO
A dupla de dancarinos Jackie e Alex

A dupla de dancarinos Jackie e Alex

Parece um tanto quanto inusitado uma pessoa que não nasceu no Brasil dar aulas de samba de gafieira e forró nos Estados Unidos, já que ambos são ritmos tipicamente brasileiros. O dançarino mexicano Alex Montemayor não nega o sangue latino “caliente” e depois de dançar a primeira música no ritmo de samba se apaixonou e hoje é professor de samba de gafieira e tem o objetivo de montar grupos de forró em Deerfield Beach.

A paixão de Alex pelo samba começou há dois anos quando encontrou aqui na Flórida a dançarina brasileira Carolina Parpinelli, uma professora de dança muito conhecida em São Paulo. “Nessa época eu já dançava há três anos e eu falei para ela que havia tentado diversos tipos de ritmos e danças, mas o ‘swing’ latino era o mais desafiador de todos os ritmos. Ela foi direto ao ponto e disse que eu jamais poderia fazer uma afirmação dessas sem nunca ter dançado nenhum dos ritmos brasileiros. Ela então me ensinou os passos básicos do samba de gafieira e dançou comigo uma música. E essa música fez com que eu me apaixonasse por essa bela dança”, explica o instrutor de samba.

O que mais o fascinou, foi a maneira como o samba flui, a graça, a harmonia, a elegância e a conexão entre os parceiros na dança. “Você tem que sentir que a dança faz você e seu parceiro se sentirem únicos e nenhum outro tipo de dança havia feito eu me sentir dessa forma”.

Montemayor fez um curso intensivo de 12 horas com Carolina Parpinelli e outros dois intensivos antes de Carolina voltar ao Brasil. Ele afirma que, infelizmente, esse ritmo não é popular no sul da Flórida e ele não consegui achar nenhum estúdio de dança que ensinasse esses passos. “Durante a minha pesquisa para encontrar alguma escola de dança, encontrei a Jackie que é natural do Peru e teve uma experiência similar à minha três anos antes e também estava procurando um parceiro para dançar o samba”.

Hoje, Alex e Jackie formam uma dupla de instrutores de samba de gafieira para nenhum brasileiro botar defeito. Eles resolveram, então, dar aulas de dança e encontraram um estúdio em Deerfield Beach.

Aulas
O estúdio “Shall We Dance” existe desde novembro de 2014. Alex e Jackie dão aulas às quartas-feiras à noite das 8 às 10pm para iniciantes ou para quem quer apenas participar de uma aula. E para aqueles que já têm alguma noção e já tiveram contato com o ritmo e querem praticar, as aulas são de 10 às 11pm também às quartas-feiras.

“Desde então, nós encontramos pessoas maravilhosas que estão nos ajudando a construir o sonho de ter um local próprio e encontrar alguns amigos brasileiros que queiram dividir conosco essa paixão pelo samba”.

Além do estúdio em Deerfield e no restaurante em Pembroke Pines, a dupla se reúne uma vez por mês, em Norte Miami para um “samba brunch”. “Nosso objetivo é mostrar esse tipo de dança ao maior número possível de pessoas, de diversos países, para que também se apaixonem pelo ritmo. Nossa mensagem para a comunidade brasileira é: se você sabe dançar samba ou forró, você pode vir e participar do mais divertido e animado grupo de dança que você já viu. E se você não sabe dançar, mas quer aprender, nós estamos de braços abertos para ensiná-lo a dançar. Mais informações pelo telefone (561) 441-6700.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo