Local

Grupos de direitos civis advertem que a Flórida é ‘abertamente hostil’ a visitantes de cor e LGBTQ

Em resposta a novas leis estaduais que visam pessoas de cor e LGBTQ, grupos de direitos civis alertam visitantes sobre "clima hostil" no estado

Grupos de direitos civis alertam para ‘clima hostil’ na Flórida. Foto: WP

O Human Rights Campaign (HRC), maior grupo de direitos LGBTQ do país, emitiu uma nota de advertência sobre viagens para a Flórida, citando a aprovação recente de novas leis estaduais que visam pessoas de cor e LGBTQ. Em um anúncio na terça-feira (23), o grupo sugeriu que esse público fique longe do Sunshine State. “A lista de leis e políticas da Flórida que atacam liberdades e direitos básicos representam um risco significativo para a saúde e a segurança de muitos que consideram a realocação e/ou viagens temporárias para o estado”, diz o comunicado da HRC em parceria com a Equality Florida.

A HRC é a mais recente de um grupo crescente de organizações de direitos civis a emitir um aviso de viagem para a Flórida. A NAACP (The National Association for the Advancement of Colored People) emitiu seu próprio aviso no último fim de semana, alegando que o estado se tornou “abertamente hostil a afro-americanos, pessoas de cor e indivíduos LGBTQ+” sob a liderança de DeSantis. E completou: “As pessoas precisam ser avisadas de que o estado da Flórida não valoriza a diversidade, equidade e inclusão em escolas, faculdades e universidades”.

Além disso, diversos eventos do Orgulho LGBTQ que aconteceriam em junho foram cancelados, com o argumento que o direcionamento do estado às pessoas LGBTQ criou um “clima de medo e hostilidade”. A decisão veio depois que Ron DeSantis sancionou um projeto de lei que estabelece penalidades para qualquer negócio que permita que crianças assistam a qualquer “apresentação adulta ao vivo” que possa demonstrar conteúdo sexualmente explícito, mesmo que estejam acompanhadas pelos pais. Enquanto aqueles que são a favor das leis insistem que são para proteger as crianças, aqueles que se opõem a elas dizem que a legislação é intencionalmente vaga visando banir artistas LGBTQ de espaços públicos.

Em resposta à nova lei estadual de imigração que exige que empregadores provem que seus trabalhadores são cidadãos legais, a Liga dos Cidadãos Latino-Americanos Unidos (LULAC), um grupo de defesa latino, também desaconselhou viajar para a Flórida. “É nosso dever nos juntar à Equality Florida e NAACP para fornecer orientação à nossa comunidade”, declaro o grupo.

Procurado pela ABC News para falar sobre o caso, um porta-voz do gabinete do governador Ron DeSantis disse: “Não vamos perder nosso tempo nos preocupando com manobras políticas. Continuaremos a fazer o que é certo para os floridianos.”

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo