Imigração

Guarda Nacional do Texas é acusada de negar socorro para mãe e criança em perigo no Rio Grande

Vídeo mostra uma mulher lutando para atravessar o Rio Grande com uma criança de 3 anos de idade nos braços

Mãe com criança grita por ajuda para Guarda Nacional do Texas. Foto: Priscilla Lugo & Manu Osorio/ Latino Justice

A Guarda Nacional do Texas negou, na quinta-feira (21), as alegações de um ativista da imigração que acusa agentes de terem ignorado o pedido de ajuda de uma migrante com uma criança enquanto tentavam atravessar o Rio Grande. Priscilla Lugo, coordenadora de defesa da justiça da organização sem fins lucrativos Latino Justice PRLDEF, filmou o incidente durante uma visita ao Rio Grande em Eagle Pass, no dia 12 de dezembro. Lugo estava trabalhando em um projeto de mídia digital relacionado à segurança pública e à Operação Lone Star, uma iniciativa do governo do Texas para conter a imigração ilegal.

O vídeo, gravado uma semana antes de a Patrulha da Fronteira dos EUA processar 10.500 migrantes que cruzaram ilegalmente a fronteira, mostra uma mulher lutando para atravessar o rio com uma criança de 3 anos de idade nos braços. Enquanto a mulher grita por ajuda, os guardas nacionais no barco próximo permanecem passivos. O incidente, que durou cerca de sete minutos, culminou com a mulher retornando ao lado mexicano do rio com a criança. Outro vídeo compartilhado por Lugo mostra um aerobarco da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA passando pela mulher e pela criança sem prestar assistência.

O Departamento Militar do Texas emitiu um comunicado, alegando que os soldados da Guarda Nacional do Texas avaliaram a situação e não encontraram sinais de problemas médicos, ferimentos ou incapacidade dos migrantes, afirmando que eles estavam aptos a retornar à costa mexicana com segurança.

Priscilla Lugo, ao entrar em contato com a Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA, foi informada de que os oficiais estão autorizados a prestar ajuda e que investigariam o incidente. As autoridades norte-americanas alertaram que o atual ritmo de detenções na fronteira sul está sobrecarregando os recursos federais, com mais de 26 mil migrantes sob custódia na fronteira.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo