Histórico

Happy Thanksgiving!

Data representa o momento de agradecer e celebrar com comidas típicas dos Estados Unidos

Os primeiros Thanksgiving Days (Dias de Ação de Graças) na Nova Inglaterra eram festivais de gratidão a Deus, em agradecimento às boas colheitas anuais. Por esta razão, este feriado é celebrado no outono, após a colheita ter sido recolhida e comemorado na quarta quinta-feira de novembro.

Tudo começou em Plymouth, Massachusetts, com os colonos que fundaram a vila em 1620. Após péssimas colheitas e um inverno rigoroso, eles tiveram uma boa colheita de milho no verão de 1621. Por ordem do governador da vila, em homenagem ao progresso desta em relação a anos anteriores, uma festividade foi marcada no início do outono de 1621. Os homens de Plymouth mataram patos e perus. Outras comidas que fizeram parte do cardápio foram peixes e milho. Cerca de noventa índios também participaram da festividade. Todos comeram ao ar livre em grandes mesas.

Porém, por muitos anos, o Thanksgiving não foi instituído como feriado nacional, sendo observado como tal em apenas certos estados americanos, como New York, Massachusetts e Virgínia. Em 1863, o então presidente do país, Abraham Lincoln, declarou que a quarta quinta-feira do mês de novembro seria o Thanksgiving Day.

Mas em 1939, o presidente Franklin Delano Roosevelt instituiu que esse dia seria celebrado na terceira semana de novembro, com o intuito de ajudar o comércio, aumentando o tempo disponível para propagandas e compras antes do Natal (À época, era considerado inapropriado fazer propagandas de produtos à venda antes do Thanksgiving Day). Como a declaração de Roosevelt não era mandatória, 23 estados adotaram a medida instituída por Roosevelt e 22 não o fizeram, com o restante tomando ambas as quintas-feiras (a da terceira e a da quarta semana de novembro) como Thanksgiving Day. O Congresso americano, para resolver este impasse, instituiu então que a data seria comemorada definitivamente na quinta-feira da quarta semana de novembro e seria feriado nacional.

O Thanksgiving na atualidade

O peru é considerado o principal prato do Thanksgiving.tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá. É um dia em que as pessoas utilizam o tempo livre para ficar com a família, fazendo grandes reuniões e jantares familiares. É também um dia em que muitas pessoas dedicam seu tempo para pensamentos religiosos, cultos na igreja e orações.

O Thanksgiving é celebrado também com grandes desfiles e, nos Estados Unidos, com a realização de jogos de futebol americano. Este ano, o Dallas Cowboys enfrentam o Miami Dolphins. O principal prato típico do Thanksgiving, geralmente, é peru, o que dá ao feriado o nome de “Dia do Peru” (turkey day). Além disso, cookies também são muito tradicionais nessa data.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo