Histórico

Hillary Clinton se compromete a terminar a guerra no Iraque

A senadora americana Hillary Clinton disse nesta sexta-feira que encerrará a guerra no Iraque se for eleita presidente em 2008. Hillary anunciou que pretende concorrer à Presidência pelo Partido Democrata em janeiro, em uma candidatura que será disputada com ao menos outros dois nomes de peso –os democratas Barack Obama e Joe Biden.

A ex-primeira-dama dirigiu-se a milhares de correligionários democratas na reunião de inverno do Comitê Nacional desse partido, onde também falaram seus rivais Barack Obama, John Edwards e outros pré-candidatos.

Hillary, criticada por vários de seus correligionários democratas por votar a favor da guerra no Senado quando os Estados Unidos avaliavam a decisão de invadir o Iraque, enfrenta uma crescente pressão para que esclareça sua postura diante da guerra antes da campanha eleitoral.

“Quero ser muito clara sobre isto: se tivesse sido presidente em outubro de 2002, não teria começado esta guerra”, disse na reunião do Comitê Nacional Democrata, a primeira oportunidade para que os pré-candidatos troquem golpes políticos.

“Se nós no Congresso não terminarmos a guerra antes de janeiro de 2009, eu o farei”, disse a senadora por Nova York.

Disputa

Ùltimo a entrar na disputa pela candidatura do partido democrata, Joe Biden, senador por Delaware, anunciou oficialmente na última quarta-feira (31) sua pré-candidatura, e disse que o faz convencido de que sua experiência marcará a diferença em relação a seus concorrentes.

Biden, que está há mais de 30 anos no Senado, é uma das referências em matéria de política externa desta Casa e, após a vitória democrata nas eleições legislativas de 2006, preside o Comitê de Relações Exteriores.

O senador confirmou suas aspirações presidenciais em declarações a diversas cadeias de televisão, nas quais minimizou a importância dos dados que colocam sua pré-candidatura mais de 15 pontos atrás das de Hillary e de Obama.

“Não se trata de eu poder competir com seu dinheiro, mas de eles poderem competir com minha experiência”, disse Biden. Apesar das declarações, Biden elogiou seus dois principais concorrentes no Partido Democrata.

Intenções de Voto

De acordo com uma pesquisa divulgada no dia 21 de janeiro, a senadora Hillary Clinton tem ampla vantagem sobre os demais nomes que disputam a indicação do partido. A pesquisa, feita em todo o território do país, foi publicada pelo jornal “The Washington Post”.

A senadora de Nova York foi a opção de 41% dos democratas entrevistados –mais do que o dobro dos 17% do segundo colocado, Barack Obama, segundo o jornal.

O ex-senador John Edwards, vice-presidente na chapa dos democratas em 2004, apareceu em terceiro lugar com 11% dos votos. Entre outros democratas, o ex-vice-presidente Al Gore veio em quarto lugar, com 10%. John Kerry ficou com 8%.

A pesquisa foi realizada de 16 a 19 de janeiro, ouvindo 1.000 pessoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo