Histórico

Hillary terá reunião com Lula em março

Visita a Brasília faz parte de giro da secretária de estado dos EUA à América Latina

A secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton, fará um giro pela América Latina. Entre 28 de fevereiro e 5 de março, ela vai visitar o Uruguai, onde planeja encontrar com outros líderes da região, que estarão na capital Assunção para a transmissão oficial da Presidência para José Alberto Mujica. A visita a Brasília está agendada para o dia 2 de março, onde Hillary se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, e com o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva.

Um dos temas que certamente estará na pauta é a relutância do Brasil em aceitar sanções econômicas contra o Irã. Outras questões também serão abordados, como o novo governo de Honduras, a concorrência para a compra de caças para a Força Aérea Brasileira e, é claro, as eleições presidenciais no Brasil, em outubro de 2010. Hillary deve visitar outras cidades brasileiras além de Brasília.

Com os líderes sul-americanos, um dos principais assuntos que Hillary pretende discutir é a exploração de petróleo próximo das Ilhas Malvinas, que vem sendo criticada pelo governo argentino. O local pertence à Inglaterra, mas a Argentina reclama soberania do arquipélago. A autoridade americana deve visitar ainda o Chile e o México neste mesmo período.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo