Histórico

Hillary vai ao Brasil ainda este mês

Visita oficial vai incluir Brasília, Rio e São Paulo

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, deve fazer sua primeira visita oficial ao Brasil no final deste mês. A data provável da chegada de Hillary é 27 de maio e ela passaria dois ou três dias no País. O roteiro em negociação prevê visitas a Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e, possivelmente, Manaus. Um dado curioso é que, se as datas forem confirmadas, Hillary chegará ao Brasil um dia após encontro do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, um dos mais renhidos opositores da política externa dos Estados Unidos na América Latina.

Há pelo menos dez dias, funcionários do serviço diplomático americano negociam com o Itamaraty as datas e a agenda da viagem de Hillary. Por razões de segurança, as tratativas têm sido mantidas em sigilo. O objetivo principal da visita de Hillary é preparar a primeira viagem do presidente Barack Obama ao Brasil. No encontro que teve com Lula em Washington, em março, Obama prometeu retribuir a visita em breve. A viagem poderá ocorrer entre julho e agosto.

Hillary deverá tratar também de assuntos que nos últimos meses têm sido recorrentes na agenda diplomática dos dois países, como segurança, combate ao narcotráfico e, na área militar, a insatisfação da Casa Branca com a crescente influência da Rússia na região. Nos últimos meses, os russos têm negociado cooperações militares com vários países sul-americanos, dentre eles Bolívia, Equador e a própria Venezuela de Chávez.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo