Hispânico presidirá comitê de inteligência da Câmara

0
525

O democrata Silvestre Reyes (Texas, sul) se tornará a partir de janeiro o primeiro hispânico a dirigir o Comitê de Inteligência da Câmara de Representantes, após ser designado nesta sexta-feira por seu partido.
“O congressista Reyes tem credenciais impecáveis na área da segurança nacional”, afirmou a futura presidente da Câmara de Representantes, a democrata Nancy Pelosi, ao anunciar a nomeação do representante de El Paso e ex-dirigente da Guarda de Fronteira americana.
“Sua apreciação dos perigos inerentes às operações de atividades secretas numa democracia garante que ele será um protetor entusiasta das liberdades civis que nos definem como nação”, acrescentou Pelosi.
A partir de 4 de janeiro, as duas casas do Congresso americano passarão para as mãos dos democratas depois do triunfo da oposição nas eleições legislativas de 7 de novembro. Com isso, serão trocados todos os presidentes de comissões, até agora republicanos.
No caso do Comitê de Inteligência, os democratas não respeitaram a tradição de escolher como presidente o congressista de seu partido mais antigo no comitê, neste caso a representante Jane Harman.