Histórico

História de baiano que tem cabeça virada para trás é mostrada por canais internacionais

Claudio Oliveira nasceu com anomalia e virou notícia em jornais americanos e europeus esta semana

DA REDAÇÃO COM AGÊNCIAS

DIVULGAÇÃO
História de baiano que tem cabeça virada para trás é mostrada por canais internacionais

Claudio Vieira de Oliveira, morador de Monte Santo, sertão da Bahia, foi notícia essa semana em jornais dos EUA, Europa e até no Oriente Médio. Sua história foi mostrada no programa Corpo Bizarro (Discovery Networks International’s program “Body Bizarre”) e chamou a atenção da mídia internacional. O brasileiro nasceu com a cabeça virada para trás.

Oliveira, de 38 anos, tem o corpo totalmente deformado, mas garante que nunca quis saber a origem do problema e e diz que “não tem porque reclamar da vida”. Claudio tem as pernas atrofiadas, os braços colados no peitoral e a cabeça virada para trás, sustentada pelas costas. Para quem o vê, parece que ele enxerga tudo de cabeça para baixo e que tem dificuldade em comer, beber ou respirar. Mas ele afirma que não.

Ele garante que é saudável e que todo funcionamento do organismo acontece de modo padrão. Além disso, conseguiu ir estudar e ter uma profissão. Claudio frequentou a Universidade Estadual de Feira de Santana e hoje é contador e dá palestras motivacionais há mais de 10 anos.

Ele garante que vê como se tivesse a cabeça na posição normal. “Eu não enxergo nada de cabeça para baixo. Eu brinco que o mundo é que está de cabeça para baixo. Eu enxergo tudo normal. Inclusive, se alguém me dar algo pra eu ler, a pessoa vira o objeto de cabeça para baixo e eu desviro. Eu leio normal. É apenas a posição da cabeça”, garante.

Quando nasceu, os médicos afirmaram que ele teria apenas 24h de vida. No entanto, Claudio tem provado o contrário e desde então, ele e a família têm se adaptado às suas necessidades. Ele lembra que começou a se acostumar com sua forma física, de fato, aos sete anos. Nessa época, deixou de andar de forma rastejante para transitar de joelhos, como acontece até hoje. Se o piso for desconfortável, Claudio Vieira usa uma sandália especial que cobre dos pés aos joelhos.

A história ganhou grande repercussão essa semana, quando foi contada em diversos veículos de imprensa internacional, como no FoxNews, New York Times, Daily Mirror, Daily Mail e Metro. O baiano recebeu uma equipe de jornalistas de Londres, no ano passado. Foi quando ficou sabendo que a anomalia se chama artrogripose múltipla congênita (AMC). “Foi o primeiro diagnóstico que eu tive. Nasci dessa forma, dessa forma vou ficar. As pessoas me perguntam o que é, mas não tenho resposta para dar. É um mistério mesmo”, disse.

Ele aprendeu a ler e escrever em casa com professora particular. “Minha mãe tinha medo que eu fosse vítima de preconceito na escola. Com o tempo, passei a me aperfeiçoar e hoje escrevo com a boca”, afirma. Com cinco mil amigos no Facebook, por exemplo, Claudio é um usuário ativo da internet. Para isso, ele deita na cama e digita com a caneta. Quanto mouse, manuseia com o queixo. Com dependência parcial, ele também não precisa de ajuda para falar ao telefone ou se alimentar.

Inclusive, lançou um DVD sobre a sua história e foi ele quem fez o design gráfico da capa. “Eu me adaptei tanto que não não percebo que sou uma pessoa portadora de necessidades especiais. Não tenho preconceito comigo mesmo. Sei de relatos de pessoas que têm deficiência física que se esquivam bastante, a própria família se fecha. Minha mãe foi diferente. Sempre me liberou a ter convívio social, sair com amigos, eu vou a festas”, comenta.

Em 2000, passou a dar depoimentos em igrejas, a convite de amigos, e tomou o gosto para fazer palestras motivacionais. “É a minha forma de sobrevivência. Sou de uma família humilde, mas estruturada. Eu pretendo ter uma vida bem melhor através do meu trabalho. Meu sonho é conseguir ter uma vida confortável. Se eu parar no tempo, com a idade, vou ficar limitado e não quero aumentar a minha limitação. Não tenho o que me queixar ou me lamentar”, afirma.

Veja o vídeo sobre a vida de Claudio Oliveira no endereço www.youtube.com/watch?v=59NH6i0IDfQ.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo