Manchete Negócios

Hoje é o último dia para enviar o imposto de renda nos EUA

Se você ainda não mandou, fique atento: as multas são altas e é possível preencher um documento simples para extensão do prazo

Prazo termina nesta terça-feira 18
Prazo termina nesta terça-feira 18

O prazo final para a declaração do imposto de renda pessoa física nos Estados Unidos termina nesta terça-feira (18). Se você ainda não enviou seu imposto, fique atento, pois as multas e juros são altos. É possível preencher um formulário para solicitar a extensão do prazo e não pagar multas.

Todas as pessoas que trabalham e tenham rendimentos nos Estados Unidos, sejam elas imigrantes com documentos ou não, têm obrigação legal de declarar o imposto ao IRS – Internal Revenue Service, a Receita Federal americana.  “Se a pessoa está fora de status imigratório é um problema, se ela está fora de status e ainda em débito com o IRS, o problema é ainda maior”, disse o com contador e presidente do escritório de contabilidade Business Choice, Francisco Pessoa.

Ele afirma que a apresentação da declaração de imposto é importante para, em um eventual processo de legalização, o governo americano verificar que o imigrante estava quites com suas obrigações tributárias. Francisco lembra que, em ocasiões anteriores, quando o governo americano legalizou imigrantes indocumentados foi exigido até cinco anos de recibos de impostos de renda. Nesse caso, ele aconselha os imigrantes indocumentados, que acreditam que possam ser beneficiados com a futura lei, que não percam a oportunidade de fazer o imposto.

Para quem deixou para a última hora, o contador lembra que é possível dar entrada no pedido de prorrogação do prazo. Isso significa para o IRS que o contribuinte está com dificuldades na documentação, mas vai apresentar o imposto. Nesse caso, por lei, ele tem até o dia 15 de outubro.

ITIN number

As pessoas que não têm social security podem declarar o imposto de renda por meio do ITIN – Individual Taxpayer Identification Number -. Com esse número, qualquer imigrante que esteja vivendo nos EUA pode fazer sua declaração de imposto de renda e conseguir restituições e abatimentos se tiver filhos.  O número do ITIN pode ser conseguido por meio de uma aplicação que deve ser preenchida juntamente com a declaração do imposto de renda. A documentação exigida é uma cópia do passaporte autenticada pelo Consulado-Geral do Brasil nos EUA.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo