“Hoje Eu Quero Voltar Sozinho” é o indicado do Brasil para concorrer ao Oscar 2015

0
1210

Brasil aposta em novos nomes para conquistar prêmio inédito

DIVULGAÇÃO

O filme brasileiro indicado para concorrer a melhor filme estrangeiro no Oscar de 2015 é Hoje Eu Quero Voltar Sozinho de Daniel Ribeiro. O filme conta a história de Leonardo um adolescente cego e homossexual que tenta lidar com a superproteção da mãe e sua busca pela independência. O cotidiano do jovem muda com a chegada de Gabriel, que o ajuda a descobrir mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

A Academia de Hollywood escolhe nove filmes, entre os inscritos em todo o mundo, para concorrer à estatueta. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (18) pela ministra da Cultura, Marta Suplicy na Cinemateca Brasileira em São Paulo (SP). Ao todo, 18 longas-metragens disputaram a indicação. Dos vinte filmes inscritos, dois (“Faroeste Caboclo” e “A Coleção Invisível”) não puderam concorrer por terem estreado antes da data limite estipulada pela Academia.

Ultimos indicados
Os últimos filmes que representaram o Brasil na seleção aos indicados a melhor filme em língua estrangeira foram “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho (2014); “O Palhaço”, de Selton Mello (2013); “Tropa de Elite 2: o Inimigo agora é o Outro”, de José Padilha (2012); “Lula, o filho do Brasil”, de Fábio Barreto (2011) e “Salve Geral”, de Sérgio Rezende (2010).

O filme foi escolhido por uma comissão formada pelo diretor, produtor e roteirista Jeferson De, pelo jornalista Luis Erlanger, pela coordenadora-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Sylvia Regina Bahiense Naves, pelo presidente do conselho da Televisão América Latina (TAL), Orlando de Salles Senna, e pelo ministro do Departamento Cultural do Ministério das Relações Exteriores, George Torquato Firmeza.

Ficha técnica
Hoje Eu Quero Voltar Sozinho 
Diretor: Daniel Ribeiro
Elenco principal: Guilherme Lobo, Fabio Audi, Tess Amorim, Lúcia Romano, Eucir de Souza, Selma Egrei e Isabela Guasco.