Ciência e Tecnologia Local

Homem que recebeu transplante de rim de porco morre um mês após cirurgia

A equipe médica do hospital informou em comunicado que não há indícios de que a morte esteja relacionada ao órgão transplantado

Richard Slayman passou por transplante histórico realizado pelo médico brasileiro Leonardo Riella. Foto: WCVB

Um pouco mais de mês após passar por uma cirugia considerada um marco na medicina, foi registrada a morte do primeiro paciente vivo a receber um rim de porco geneticamente modificado. A morte de Richard Slayman, de 62 anos, foi anunciada pelo Massachusetts General Hospital no sábado (11).

O transplante histórico foi realizado pelo médico brasileiro Leonardo Riella e faz parte de pesquisas recentes sobre xenotransplante, técnica que utiliza órgãos de animais em humanos. Os porcos geneticamente modificados têm órgãos semelhantes aos humanos, reduzindo as chances de rejeição.

Slayman, que sofria de graves problemas renais, diabetes tipo 2 e hipertensão, estava em diálise há sete anos. Ele havia recebido um transplante de rim em 2018, mas o órgão falhou após cinco anos, levando-o de volta à diálise em 2023. A equipe médica do hospital informou em comunicado que não há indícios de que a morte esteja relacionada ao órgão transplantado e expressou pesar pela perda.

A família de Slayman também emitiu um comunicado, expressando tristeza pela partida dele, mas destacando a inspiração que ele trouxe para aqueles que aguardam por um transplante. O paciente, antes de falecer, afirmou que uma das razões para se submeter ao procedimento era dar esperança a milhares de pessoas na mesma situação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo