Local Manchete

Homens gays e bissexuais da Flórida devem se vacinar contra meningite, alerta CDC

EUA vive surto histórico da doença entre esses grupos de pessoas, e a Flórida se tornou foco da enfermidade no país, alertou o órgão

vacina MenACWY deve ser prescrita por um profissional de saúde (foto: Pixabay)
Vacina MenACWY deve ser prescrita por um profissional de saúde (foto: Pixabay)

Autoridades de saúde estão pedindo que homens bi ou homossexuais que moram na Flórida ou viajem para o estado tomem a vacina MenACWY, contra a meningite. A recomendação foi publicada no site dos Centers for Disease Control (CDC) nesta quarta-feira (22). Portadores do vírus HIV também são encorajados a receber o imunizante.

De acordo com o órgão, os EUA vivem surto histórico da doença entre esses grupos de pessoas, e a Flórida se tornou foco da enfermidade no país. O número de casos relatados no Sunshine State em 2022 já superou a média dos últimos cinco anos e ao menos sete pessoas morreram. 

A meningite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis e transmitida através de contato pessoal envolvendo saliva, gotículas expelidas pelo nariz ou garganta ao tossir, falar ou espirrar, e por meio de relação sexual.

A doença causa inflamação da medula espinhal e da membrana que reveste o cérebro, além de infecção na corrente sanguínea. Os índices de mortalidade de pacientes em todos os casos é alto. Entre os sintomas mais comuns estão fraqueza, febre, dor de cabeça forte e vômito.

O diretor do Centro Nacional de Imunização e Doenças Respiratórias, dr. José Romero, lembrou que os eventos do orgulho LGBTQ que estão sendo realizados em todo o estado nas próximas semanas podem aumentar ainda mais o índice de contaminação. “Converse com seu médico sobre a vacina MenACWY se você pretender vir para a Flórida”, disse Romero.

A vacina MenACWY deve ser prescrita por um profissional de saúde. Caso o paciente não possua um plano de saúde, ele pode ser elegível para obter a dose gratuitamente em hospitais. Clique aqui para mais informações sobre como receber a vacina.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo