Notícias

ICE liberta criança com paralisia cerebral que foi presa no Texas

Caso da menina Rosa Maria Hernandez mobilizou as entidades pró-imigrantes

Criança com paralisia detida pelo ICE
Criança com paralisia detida pelo ICE

O U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) libertou, na sexta-feira (3), Rosa Maria Hernandez, de 10 anos, que foi detida a caminho do hospital em Corpus Chirsti, no dia 24 de outubro, a caminho do hospital. Rosa tem paralisia cerebral e passaria por uma cirurgia de vesícula.

A American Civil Liberties Union (ACLU) abriu uma ação judicial pedindo a liberação da menina.

“Rosa Maria finalmente está livre. Estamos emocionados que ela possa ir para casa, para se curar, cercada pelo amor e apoio de sua família”, disse Michael Tan, advogado do Projeto de Direitos dos Imigrantes da ACLU, em um comunicado. “Apesar do nosso alívio, a decisão da Patrulha da Fronteira em prender uma jovem em um hospital para crianças permanece inconcebível. Nenhuma criança deve passar por esse trauma e estamos trabalhando para garantir que isso não aconteça novamente”.

A menina foi detida na semana passada por agentes da Patrulha da Fronteira depois que a ambulância que ela estava foi parada em um posto de controle.

Os agentes seguiram a ambulância até o hospital e esperaram do lado de fora do quarto da menina até que ela recebesse alta.

Depois que ela foi liberada, a garota teria sido levada para uma instalação em San Antonio destinada a crianças imigrantes que entraram sozinhas nos EUA.

A ACLU entrou com uma ação judicial contra a administração do Trump no final de outubro pedindo a libertação de Hernandez. O grupo argumentou que não era legal deter a menina, que “é completamente dependente de sua mãe” e “precisa desse cuidado, estabilidade, rotina e apoio”.

“A menina não deveria ter sido detida nem por um segundo. Ela foi arrancada de sua família, sem autorização, pelo governo federal. Continuamos a lutar contra o governo a parar esse tipo de conduta desumano, sem coração e ilegal”, disse Andre Segura, diretor jurídico da ACLU no Texas, onde aconteceu o ocorrido.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo