ICE se prepara para prender 1,5 mil imigrantes indocumentados na Califórnia

San Francisco e região estariam na mira dessa megaoperação revelada pela mídia local

0
7841
ICE estaria planejando ações na Califórnia
ICE estaria planejando ações na Califórnia

Informações publicadas por um jornal da área de San Francisco – o San Francisco Chronicle – afirmam que o U.S. Immigration and Customs Enforcement (ICE) está se preparando para uma mega operação na região Norte da Califórnia, que visa prender cerca de 1,5 mil indocumentados.

Segundo a publicação, uma fonte de dentro do ICE teria informado que a operação está sendo preparada. O foco vai ser a Bay Area e deve acontecer em algumas semanas. De acordo com a fonte, os agentes vão buscar imigrantes que tenham ficha criminal e aqueles com ordem de deportação expedida. “Mas se eles encontrarem imigrantes indocumentados sem nenhum recorde ou sem ordem de deportação, eles também levarão presos”, diz a reportagem.

Um oficial do ICE disse ao ABCNews que não vai comentar sobre especulações em operações futuras.

Focos são ‘cidades santuário’

A Califórnia tem se destacado por políticas pró-imigrantes indocumentados e por contar com ‘cidades-santuário’, que protegem imigrantes indocumentados. O governo Trump tem voltado sua artilharia para essas áreas.

“Cidades santuário não permitem que tenhamos acesso às suas prisões e estão abrigando estrangeiros criminosos. Elas estão atraindo imigrantes ilegais. Como resultado, o ICE foi forçado a dedicar mais recursos em operações nessas cidades”, disse Tom Homan, diretor do ICE.