Imigração Manchete Notícias

ICE tem aval do governo para encerrar casos de deportação considerados de baixa prioridade

Memorando do governo enviado ao ICE tem objetivo de desafogar tribunais de imigração que hoje têm mais de um milhão de casos pendentes

Segundo o ICE, 85% das prisões têm "condenações ou acusações criminais pendentes (Foto: Reprodução TV)
ICE vai encerrar casos considerados de baixa prioridade

O governo Biden enviou um memorando a procuradores do US Immigration and Customs Enforcement (ICE) orientando o encerramento de casos de deportação considerados de baixa prioridade. Esses casos são de pessoas que não cometeram crimes graves, entraram pela fronteira há mais tempo e não são considerados ameaça à segurança pública.

O documento enviado no domingo (3) faz parte de uma das séries de medidas do governo com objetivo de desafogar os tribunais de imigração, que têm hoje mais de 1 milhão de casos pendentes.

Com a medida, o governo também se prepara para o aumento do volume de imigrantes que devem atravessar a fronteira quando a política de deportação sumária (Title 42) for encerrada no dia 23 de maio.

A prioridade para o julgamento de casos será de imigrantes que representam ameaça à segurança nacional e à segurança pública. Imigrantes que acabaram de atravessar a fronteira são considerados casos prioritários.

“Esse memorando reforça o compromisso dos advogados e procuradores do ICE, que buscam a Justiça e constroem uma relação de confiança do público no sistema imigratório. Baseados nas orientações do Departamento de Homeland Security vamos apreender e remover estrangeiros que ameaçam a segurança pública, nacional e nas nossas fronteiras”, disse o ICE em comunicado.

Isso quer dizer que imigrantes que têm casos considerados de baixa prioridade receberão uma notificação de que o caso foi encerrado em seu endereço ou por meio do advogado designado para o caso. (Com informações do BuzzFeed News)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo