Histórico

Illinois emite 14 mil carteiras de motoristas para indocumentados

Número foi alcançado em apenas dois meses de liberação do documentados para estrangeiros

O estado de Illinois emitiu 14 mil carteiras de motoristas para imigrantes indocumentados em apenas dois meses. Autoridades do estado acreditam que, se a procura continuar, os números podem ser maiores do que o esperado durante o primeiro ano em vigor da lei que aprovou a emissão documento.

O porta-voz da secretaria de estado, Ernesto Martinez, disse que se a alta procura continuar o estado terá que abrir mais escritórios (tipo o Detran no Brasil que emite carteiras de motoristas) no segundo semestre do ano. Até agora o estado possui 36 pontos, o que não está sendo suficiente.

“Os números são impressionantes. Nós já atendemos 24 mil pessoas e emitimos 14 mil carteiras (Driver’s Licenses, em inglês), a maioria delas nos 23 escritórios da área metropolitana de Chicago”, disse Martinez.

Todo dia, entre 20 mil a 30 mil pessoas ligam para saber como tirar a carteira, e cerca de 4 mil agendamentos são feitos por telefone para os testes escrito e prático, de acordo com Martinez.

Entretanto, as autoridades estão preocupadas com o alto número de pedidos não atendidos devido a falta de documentação. Muitos também são rejeitados porque ainda possuem processos não resolvidos de acidentes de trânsito ou foram pegos dirigindo com carteiras falsas.

Em alguns casos, imigrantes que ainda respondem processos na justiça devem esperar um ano antes de pleitear uma carteira em Illinois.
Martinez defendeu o estado dizendo que a lei estadual é clara e que, a recusa em oferecer carteira, nada tem a ver com problemas de imigração. “Isso é uma penalidade que se aplica a todos”, garantiu.

Quando a lei foi aprovada, as autoridades calculavam que pelo menos 250 mil motoristas dirigiam sem carteira de motorista no estado de Illinois, destes 90% eram mexicanos.

Entretanto, o governo estadual afirma que está preparado para atender 500 mil pessoas. As carteiras emitidas no estado são válidas por três anos. O documento é o mesmo usado por diplomatas, artistas e atletas que vivem temporariamente na cidade sem número do seguro social (Social Security, em inglês).

A carteira é usada apenas para dirigir e não é aceita como documento de identificação. O documento também não oferece nenhum tipo de benefício imigratório.

De acordo com a Safe Drive Coalition, ONG que luta pelos direitos do imigrante em dirigir nos Estados Unidos, atualmente os seguintes estados americanos oferecem a carteira de motorista aos imigrantes indocumentados: Washington, Utah, New Mexico, California, Colorado, Illinois, Maryland, Nevada, Vermont e Connecticut. A capital dos EUA, Washington D.C. e o território de Puerto Rico também oferecem o mesmo benefício.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo