Mundo

Imagem de menino ferido vira novo símbolo da guerra na Síria

Criança foi resgatada de escombros após bombardeio

Foto de criança síria após ser resgatada de bombardeio
Foto de criança síria após ser resgatada de bombardeio

A imagem de um menino de 5 anos que ficou ferido durante bombardeios à cidade de Aleppo rodou o mundo nesta quinta-feira (18/08), evidenciando o drama vivido pelos civis em meio à guerra civil na Síria. As informações são da agência AP.

Com o rosto coberto de sangue e pó, o garoto, identificado como Omran D., aparece sentado numa ambulância após ser resgatado, na noite desta quarta-feira, de um prédio bombardeado no bairro de Al-Qatergui, no leste da cidade.

A imagem foi retirada de um vídeo publicado na internet pelos ativistas do Centro de Informação de Aleppo (AMC, na sigla em inglês), que já tem milhares de visualizações.

O vídeo mostra um dos membros da Defesa Civil saindo dos escombros com o menino nos braços. Sentada na ambulância, a criança olha desconcertada à sua volta. O garoto toca numa parte ferida do rosto e observa com surpresa a mão, esfregando-a no assento para limpar o sangue.

Omran foi retirado dos escombros junto com os três irmãos, de um, seis e 11 anos de idade, a mãe e o pai. Nenhum deles sofreu ferimentos graves, mas o prédio em que viviam desmoronou uma hora após o resgate. Outro edifício vizinho também foi em grande parte destruído.

O leste de Aleppo, sob controle da oposição, é alvo de bombardeios diários do regime sírio e da Rússia, que lutam pela reconquista da cidade, disputada entre regime e rebeldes desde 2012.

No ano passado, outra cena envolvendo um menino chamou a atenção internacional para os horrores do conflito sírio. A foto mostrava o refugiado sírio de três anos de idade Aylan Kurti, encontrado morto numa praia da Turquia após o barco em que sua família tentava chegar à Grécia naufragar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo