Histórico

Imigração aumenta na Grã-Bretanha

Crescimento foi de 27% em 2013 e preocupa primeiro-ministro David Cameron

DA REDAÇÃO COM REUTERS – O número de cidadãos da União Europeia que emigraram para a Grã-Bretanha subiu 27% em 2013. A imigração juntou-se à economia como uma das principais preocupações dos eleitores britânicos, impulsionando o Partido da Independência do Reino Unido (Ukip), que defende a saída da Grã-Bretanha da União Europeia.

O partido deve vencer a votação das eleições europeias na Grã-Bretanha, à frente do Partido Trabalhista, da oposição, e dos conservadores do primeiro-ministro David Cameron, quando os resultados do país forem anunciados neste domingo (25).

O Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira (22) que a entrada de imigrantes de longo prazo na Grã-Bretanha subiu para 212 mil no ano passado contra 177 mil em 2012.

Cameron quer reduzir a imigração, mas não pode controlar os que chegam da Europa porque os cidadãos da UE têm o direito de viver e trabalhar em qualquer país do bloco – um fato que o Ukip usa como argumento fundamental para defender a saída da Grã-Bretanha da UE.
Os partidos da oposição estão usando os resultados da pesquisa e os trabalhistas afirmam que a promessa de imigração do governo está “em frangalhos”.

O líder do Ukip, Nigel Farage, disse: “Nós simplesmente não podemos continuar assim, se quisermos começar a tarefa de restaurar os padrões de vida e a coesão da comunidade para milhões de famílias britânicas que trabalham duro. Já basta.”

As pesquisas sugerem que muitas pessoas estão preocupadas com imigrantes tomando os empregos dos trabalhadores britânicos e usando os recursos dos serviços públicos como habitação, saúde e educação, embora os dados sugiram que imigrantes provavelmente reivindicam menos benefícios sociais do que os cidadãos do país.

O governo criou novas regras no início deste ano para limitar o acesso dos imigrantes da UE aos benefícios sociais.

O ministro da Imigração e Segurança James Brokenshire disse: “Estamos nos concentrando em cortar o abuso da liberdade de circulação entre os Estados membros da UE e em abordar os fatores que impulsionam a imigração europeia para a Grã-Bretanha.”

Enquanto o número de chegadas de cidadãos de fora da UE caiu ligeiramente, o ONS disse que 201.000 cidadãos da UE passaram a viver na Grã-Bretanha em 2013, contra 158.000 no ano anterior. Dos 201.000, um total de 125 mil chegaram para trabalhar.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo