Histórico

Imigração divide representantes republicanos em Kansas

Presidente da Assembleia Legislativa do Estado prefere adiar o debate e quer apoio dos empresários locais

DA REDAÇÃO – Os republicanos na Câmara de Deputados de Kansas bloquearam na sexta-feira (30) um debate sobre uma iniciativa contra a imigração ilegal – a fim de evitar disputas políticas ao mesmo tempo em que o líder daquela casa legislativa descartou reativar o tema este ano.

No entanto, desconhece-se se o presidente da Assembleia Legislativa local, Mike O’Neal, poderá impedir que o legislativo local examine o tema da imigração, que divide seus correligionários republicanos.

A deputada republicana Charlotte O’Hara, que impulsionou o debate na sexta-feira (30), demonstrou confiança que os legisladores terão outra oportunidade e exigiu o apoio dos parlamentares de seu partido.

A Câmara de Deputados apoiou a postura de O’Neal e votou majoritariamente contra o pedido de O’Hara para criar uma comissão que discuta uma iniciativa sobre imigração.

De acordo com a iniciativa, os órgãos e departamentos dos governos estadual e locais, assim como as empresas que tenham contratos de pelo menos cinco mil dólares com eles, estão obrigadas a verificar a condição imigratória legal dos novos empregados usando a base de dados federal E-Verify.

Uma iniciativa menos ampla, que obriga os órgãos e departamentos estaduais a utilizar em 2013 a base de datos E-Verify, foi autorizada na quinta-feira (29) na respectiva comissão.

Entretanto, O’Neal destacou que não fixará data para um debate sobre o projeto porque está certo de que os legisladores da Câmara Baixa insistirão para que sejam examinadas outras propostas mais abrangentes para o combate à imigração ilegal assim como um plano apoiado em parte pela iniciativa privada – para que alguns imigrantes ilegais preencham vagas difíceis de serem cobertas por cidadãos americanos, particularmente no setor agrícola.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo