Imigração em Dia

0
413

Essa semana, o advogada Iara Morton, com escritório em Miami , responde às perguntas sobre imigração.

? Os vistos para parentes de residentes ainda continuam disponíveis neste mês de setembro? Por favor explique o significado desta disponibilidade de vistos.
Sim, permanecem disponíveis até o fim de setembro. Isto quer dizer que para a categoria de imigrantes que são cônjuges ou filhos menores de 21 de residentes permanentes, durante este mês de setembro os vistos estão disponíveis, ou seja, sem fila de espera para entrada da petição para Green Card. Note que os vistos tornaram-se disponíveis em agosto de 2013 e permanecem disponíveis até o fim de setembro. Nunca vi isto ocorrer antes, pois sempre houve fila de espera para esta categoria. O boletim mostrando disponibilidade de vistos muda mensalmente, por isso ainda não sabemos se eles permanecerão disponíveis também em outubro.

? Qualquer cônjuge ou filho de residentes menor de 21 anos poderá peticionar para o Green Card?
Não. Apenas aqueles que permanecem em status legal no país, ou seja com I-94 ainda válida (ex. com visto de estudante ainda em vigor ou algum outro). Todas as petições poderão ser protocolizadas simultaneamente (ex. I-130, I-765 e I-485 ). Este é um tremendo benefício pois isto quer dizer que em questão de 4 a 6 meses estes cônjuges ou filhos menores de 21 poderão estar com seus Green Cards, satisfeitos todos os requisitos.

? E aqueles que já estão com a I-94 vencida?
Lamentavelmente estes não poderão se beneficiar desta abertura de vistos e obter o GC dentro do país. Eles teriam que fazer o processo em fases, um processo que necessitaria também de um waiver/perdão e do recebimento do visto no consulado americano no Brasil. Mas mesmo os processos consulares tem andado com maior rapidez devido o novo regulamento do Waiver que agora permite entrada deste aqui, antes da partida do imigrante para recebimento do visto no Brasil.

? Mas haveria como evitar o processo consular e a ida ao Brasil?
Para cônjuges (que entraram com visto, claro), basta aguardar o residente tornar-se cidadão e este faria o processo aqui dentro. Já para o filho menor de 21, se o pai ou mãe tornar-se cidadão americano quando o filho tiver mais de 21, não vale a pena o processo consular, pois a categoria muda e também o período de espera para recebimento do Green Card.

? E quem entrou via México e tem cônjuge residente ou americano, pode obter o GC?
Cada caso é um caso e deve ser analisado. Este processo seria consular com entrada do waiver aqui dentro dos EUA em virtude do novo regulamento. Atualmente, este quadro tem perspectivas de obtenção do GC bem melhores do que no passado.


Envie suas perguntas sobre imigração para info@acheiusa.com ou editor@acheiusa.com. As perguntas serão respondidas e publicadas nas edições do AcheiUSA na medida do possível.