Histórico

Imigração em dia

Essa semana, o advogado Ludo Gardini, com escritório no Pompano City Centre, telefone (305) 514-0707, responde às perguntas sobre imigração.

? Estou nos EUA e entrei com visto de turista. A permanência ainda não venceu, tem como trocar para o visto de trabalho?
Tem, mas preste atenção. Visto não pode ser trocado dentro dos EUA, somente status. Se a pessoa entra com visto de estudante, dentro dos EUA ela vai estar com status de estudante. Caso queira mudar para status de trabalho, ela faz aqui dentro. O visto/status de trabalho é baseado em experiência profissional e acadêmica. E vai depender de um empregador/empresa para iniciar o processo de aplicação. Se a pessoa entra com visto de estudante, ela terá status de estudante e se mudar para trabalho, quando for ao Brasil, terá de obter um visto novo de trabalho e poder entrar novamente nos EUA, para ficar de acordo com status.

? Sou estudante nos EUA há quatro anos. Renovo todo ano. A reforma imigratória vai me ajudar em alguma coisa?
Depende, se a reforma for nos termos da proposta de lei apresentada pelo Senado, a resposta é sim, pois na proposta são dois requerimentos básicos, ter entrado antes do dia 31 de dezembro de 2011 e não ter um crime hediondo (felony) ou três crimes menores (misdemeanor). A proposta beneficia todas as pessoas – as que entraram com visto, sem visto, com carta de deportação, e também quem está legal no país, ou seja, estudante e quem possui status de trabalho – que entraram antes de 31/12/2011 e seriam beneficiadas pela lei.

? Tirei o visto de turista e, quando cheguei em Atlanta, eles me deram seis meses como era o esperado. Cheguei no dia 1º de agosto de 2013 em Rockville, meu visto vence dia 31 de janeiro de 2014. Estou na casa da minha sogra que veio a serviço da Marinha. A missão dela acaba em janeiro de 2015 e ela me convidou para ficar na casa dela até eles irem embora. Quero muito ficar aqui em Rockville com eles, pelo menos até dezembro de 2014. O que posso fazer para conseguir isso? Fico sem saber se posso estender o meu visto renovando por mais seis meses e depois pedir troca para visto de estudante quando for em julho para ficar até o final, ou se posso tentar mudar meu visto para estudante agora em dezembro mesmo.
Na verdade as duas opções são válidas: 1) extensão de status de turista e depois muda para status de estudante; ou 2) pede direto a troca do status de turista para estudante. Aqui vão os prós e contras: 1) pró: você economizaria seis meses de escola; contra: a extensão pode ser negada, aí você não teria muita chance de mudar para estudante e ficaria ilegal ou teria de sair às pressas. 2) pró: é mais garantido que dê certo e não precisa fazer mudança duas vezes, só faz uma direto para estudante e acabou; contra: tem que pagar escola por seis meses a mais. Minha sugestão é que mude para estudante diretamente.


Envie suas perguntas sobre imigração para info@acheiusa.com ou editor@acheiusa.com. As perguntas serão respondidas e publicadas nas edições do AcheiUSA na medida do possível.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo