Histórico

Imigração em Dia

Essa semana, o advogado Max Whitney, com escritório em Deerfield Beach , responde às perguntas sobre imigração.

? Atualmente moro no Brasil, quando minha esposa estiver com quatro meses de gestação pretendemos ir para os EUA com visto de turismo e ficarmos até ela ter o bebê. Após ela dar a luz solicitaremos extensão do visto de turismo até o bebê completar seis meses e, aí sim, retornarmos ao Brasil. Se um filho nascer nos EUA com que idade ele pode pedir Greencard para os pais? E o irmão dele tem direito?
Ele pode patrocinar o Greencard para os pais a partir dos 21 anos de idade. O irmão dele têm direito, porém a espera em casos com esse dura de oito a doze anos.

? Vim para os Estados Unidos com visto de turista e a empresa que trabalho vai me dar o visto H1B. O problema é que a cota para esse visto só abre em abril de 2014 e meu visto expira no início de 2014. Qual a melhor alternativa? Pedir extensão do visto de turista ou aplicar para o visto de estudante?
Melhor opção neste caso é pedir a extensão do visto de turista. Isso vai lhe dar outros seis meses, quando a extensão acabar já estará no período de aplicar para a cota H1B.

? O que acontece com uma empresa que emprega um estrangeiro que não tenha o visto de trabalho? Paga multa? Qual o valor?
Sim. A empresa está sujeita de pagar multa de até $5 mil por violação.

? Suponhamos que a imigração me tenha dado um visto de turista de seis meses para ficar nos EUA. Aí, decido ir embora para meu país de origem um mês depois, ou seja fiquei sete meses, o que acontece com o turista?
Se você ficou um mês após o prazo, infelizmente, ficou um mês ilegalmente no país. O visto de turista pode ser cancelado pelo fato de você ter violado as condições do visto. Você pode fica sujeito até mesmo a um período de exclusão fora do país, impedido de reentrar nos EUA.

? Existe a possibilidade de um estrangeiro chegar aos EUA com visto de turista e dar entrada no visto de trabalho para depois procurar emprego?
Não. A pessoa para conseguir o visto de trabalho precisa ter um emprego primeiro localizado.

? Meu amigo quer vir para os EUA com visto de turista e já adiantou que vai ficar depois que vencer o visto. Se eu ajudá-lo poderei ter problemas com a imigração. Eu sou legalizada.
Sim. Você pode ter problema. Há na lei imigratória federal que a ajuda a um estrangeiro ilegal pode dar pena de 2 a 5 anos dependendo do caso e da extensão da ajuda.

? Vim para os EUA pelo México há dez anos. Sou casado com uma americana há três anos, e tenho um filho de dois anos, nunca tive problemas com imigração por estar ilegal. Qual a possibilidade de regularizar minha situação imigratória?
Sim, você pode legalizar-se. Se você é casado, legalmente, com um casamento real com uma americana e tem um filho americano você pode aplicar para legalizar sua situação.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo