Histórico

Imigração em dia: a nova medida de Obama

Advogado Richard Lind responde às dúvidas sobre imigração

As vantagens e os riscos da medida de Obama

Você já deve ter ouvido falar sobre a iniciativa “DREAM” do presidente Obama, que pretende permitir aos jovens que atualmente vivem nos Estados Unidos em um status ilegal permanecer aqui por pelo menos dois anos e obter também a autorização de trabalho.  Os requerimentos básicos para se qualificar para este status são os seguintes:

– Você deve ter entrado nos Estados Unidos antes de ter completado 16 anos;
– Você deve ter morado nos Estados Unidos continuamente por pelo menos cinco anos antes de 15 de junho de 2012 `Em outras palavras, você precisa estar morando nos Estados Unidos antes de 12 de junho de 2007 e ter residido continuamente no país desde aquela data`;
– Você deve estar nos EUA neste momento;
– Você deve atualmente estar numa escola, ter se formado num curso secundário, ter obtido um certificado GED (Desenvolvimento de – Educação Geral), ou ter servido na Guarda Costeira ou nas Forças Armadas dos Estados Unidos;
– Você não pode ter sido condenado por algum crime, um delito grave, ou vários delitos menores, ou ainda representar uma ameaça à segurança nacional ou à segurança pública;
– Você não pode ter mais de 30 anos de idade.

Isto certamente representa um alívio bem-vindo para muito jovens, mas por quanto tempo este tipo de alívio dura? A resposta a esta questão pode mudar dependendo de quem vence a próxima eleição presidencial e depende do fato de o Congresso dos Estados Unidos aprovar o DREAM Act.  
 
Todos devem ter em mente que o presidente Obama apenas exerceu seu poder como chefe do executivo para autorizar o Departamento de Segurança Interna `DHS` dos Estados Unidos a permitir uma ação adiada na remoção de jovens que estão atualmente em situação ilegal nos Estados Unidos. Isto não representa qualquer tipo de anistia permanente para evitar ser deportado; apenas cria a possibilidade que você não será deportado desde que o presidente e o poder executivo decidam não tomar qualquer ação contra você por ser ilegal. 

Esta ação adiada pode ser encerrada a qualquer momento a critério do governo e você não estará protegido da deportação somente porque recebeu o benefício no atual programa. Há indicações de que, se o Partido Republicano vencer a eleição presidencial em novembro, o programa de ação adiada será encerrado, colocando todos os solicitantes que se registraram no programa em condições de serem  removidos dos EUA.
 
Então, por que razão alguém solicitaria este benefício temporário? Bem, há três bons motivos: aqueles que se qualificam estarão temporariamente imunes à deportação; serão capazes de obter uma autorização de trabalho e consequentemente elegíveis para pedir uma carteira de motorista, e os solicitantes qualificados podem ainda estar numa melhor posição para ficar nos EUA permanentemente, se um DREAM Act compatível for aprovado pelo Congresso, o qual levará em consideração as pessoas que já estão beneficiando-se do atual programa de ação adiada. 

Mas não se engane.  O programa de ação adiada do presidente Obama pode ser extinto a qualquer momento, sem aviso. Portanto, de qualquer maneira que você olhar, uma solicitação para ação adiada deve ser considerada uma aposta, acreditando que o sistema político americano não voltará as costas para os jovens indocumentados e ilegais da nação.


O advogado Richard Lind, com cerca de 30 anos de experiência na área de imigração, vai procurar responder a todas as perguntas, na medida do possível.Mande suas dúvidas para info@usavisas.com

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo