Histórico

Imigração em Dia – As dúvidas dos leitores

Essa semana, o advogado Ludo Gardini, com escritório no Pompano City Centre, telefone (305) 514-0707, responde às perguntas sobre imigração.

? Vou viajar para os Estados Unidos como estudante de inglês. Posso tirar carteira de motorista? E, se eu for com visto de turismo, posso dirigir?
Sim, como estudante de inglês, pode tirar a carteira de motorista americana. Com visto de turista, você pode dirigir com sua carteira válida do Brasil. A carteira de motorista brasileira pode ser usada enquanto a permanência do visto de turista estiver em dia.

? Tenho visto de estudante, quero renovar. Posso sair dos EUA para viajar e ver familiares no Brasil?
Todo mundo pode sair dos EUA. A dificuldade será o retorno. Se a pessoa entra com visto de turista e depois troca o status para estudante, existe a possibilidade de o visto de estudante ser negado no consulado americano no Brasil. Infelizmente, não existe um meio de saber se será negado ou aprovado, a pessoa terá que correr o risco.

? Minha cunhada (irmã da minha esposa), que é cidadã americana, entrou com a petição I-130 em novembro de 2013, para aplicação do green card de minha esposa (irmã), minha (cunhado) e de meu filho (sobrinho) de 2 anos. Gostaria de saber se existe a possibilidade de ser negado o green card e qual o tempo médio para que o processo se encerre. Ainda gostaria de saber se existe a possibilidade de este tempo ser reduzido. Ainda gostaria de saber da possibilidade de esperarmos o andamento do processo dentro do EUA. Apenas como informação, ela (minha cunhada) aplicou para o green card no ano de 2012 para os pais, sendo que estes já receberam o green card e já estão lá residindo. Isto poderia influenciar positivamente ou negativamente em alguma coisa? 
São várias perguntas embutidas em um só parágrafo, então vamos por partes: 1) se o green card pode ser negado, a resposta é SIM, pode ser negado; 2) tempo médio para se receber o green card: 12 anos; 3) se o tempo pode ser reduzido, sim pode, como também pode aumentar, isso depende do governo americano; 4) para esperar dentro dos EUA teria que manter o seu status legal, ou seja, ficar legalmente estes 12 anos, caso contrário, isso poderia complicar e até mesmo impedir o recebimento do green card; 5) o fato dos pais terem o green card não influencia em nada.

? Quais são os direitos de quem vai com visto de turista para morar nos Estados Unidos? Exemplo:  comprar casa, carro e tirar driver’s license.
Quem entra com visto de turista nos EUA tem direito de fazer turismo e passear, pode-se comprar propriedade se o intuito for para passar férias, o mesmo serve para o carro, e não pode tirar carteira de motorista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo