Histórico

Imigração em Dia – As dúvidas dos leitores

Esta semana, o escritório do advogado Ludo Gardini, em Pompano Beach (FL), com telefone (855)337-8440 responde às perguntas dos leitores.

O advogado apresenta o “Bom Dia América” pela rádio 1520am das 7am às 8am, de segunda a sexta-feira. O programa é transmitido para Flórida e Massachusetts.

Estou nos Estados Unidos há dois meses com visto de turista (permanência de 6 meses) e gostaria de iniciar o processo de troca de status para estudante F1, curso de inglês. Minhas dúvidas são as seguintes: 1) o processo de requerimento de troca de status turista para estudante junto ao USCIS deverá ser feito todo semestre ou esse processo é feito apenas uma vez? 2) Se concedida a troca de status, poderei ficar no país (estudando, matriculada legalmente) por no máximo quanto tempo? 3) Durante o período com visto de estudante eu posso sair e reentrar no país normalmente?
`GARDINI` Caro leitor, a mudança de status de turista para estudante será feita somente uma vez.

Eu tenho o visto válido por 10 anos de classe B1/B2. Posso tirar a carteira de motorista nos EUA?
`GARDINI` Não. Infelizmente o visto B1/B2 não dá direito à carteira de motorista. O lado positivo é que você pode usar a carteira do Brasil durante a permanência.

Eu e meu noivo acabamos de chegar aos Estados Unidos e queremos fixar residência aqui. Os papéis dele já estão em andamento, pois a mãe dele é casada com um americano. Eu tenho visto de turista apenas. O que devo fazer para não ficar em situação ilegal até que o green card do meu noivo chegue e possamos nos casar?
`GARDINI` Você deverá manter o seu status em ordem todo o tempo. A solução mais prática seria mudar para um status de estudante F-1, pois terá a mesma duração dos seus estudos.

Tenho green card desde maio de 2010. Em fevereiro de 2015 já posso aplicar para minha cidadania. Sendo apenas portadora de green card, quais os benefícios que posso trazer para uma pessoa, se me casar com ela antes de me tornar cidadã.
`GARDINI` No momento, nenhum benefício, pois as petiçãoes de quem tem green card têm uma espera de dois anos. Mas este tempo muda de acordo com o departamento do estado.

Entrei nos Estados Unidos pelo México e morei aqui por cinco anos. Tive um filho com uma americana, não nos casamos e fui deportado. A imigração me disse que era deportação voluntária –  artigo 236 of title 8. Há quatro anos estou no Brasil, tem alguma possibilidade de eu voltar legalmente? A mãe de meu filho está disposta a me ajudar.
`GARDINI` Infelizmente, você vai ter que cumprir um castigo de 10 anos.

Vivo nos EUA há 14 anos. Tive petição de green negada, mas não me pediram para sair do país. Tive a minha I-360 aprovada e renovei até 2015, esse formulário foi aprovado antes de negarem o meu green card. Eu posso renovar a permissão de trabalho mesmo tendo green card negado?
`GARDINI` Infelizmente não pode. A permissão de trabalho e vinculada ao formulário I-485 e não com o I-360.

Meu marido está nos EUA há nove anos e está aguardando a lei da reforma imigratória ser aprovada. Se eu for tentar o visto de turista para mim e meus filhos isso pode atrapalhar o meu marido em alguma coisa?  Ele não deu entrada ainda, você pode me falar se é possível?
`GARDINI` Sua aplicação para o visto não atrapalharia em nada.

Clique aqui e envie sua dúvida de imigração

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo