Histórico

Imigração em Dia – As dúvidas dos leitores – Edição 499

Essa semana, o advogado Ludo Gardini, com escritório no Pompano City Centre, telefone (305) 514-0707, responde às perguntas sobre imigração.

Estou nos Estados Unidos com visto de estudante F1, estudando inglês no Valencia College, em Orlando. Tenho matrícula trancada no Brasil, onde estudo Biomedicina. Para aplicar futuramente para o green card é mais interessante ter cursado Nursing ou Biomedical Sciences aqui nos EUA? Se o mais indicado for Nursing, qual a modalidade mais interessante? Associate, NR, Medical Assistant etc…, ou qual outra?
Na verdade, é difícil de dizer qual o curso melhor para um green card. Eu aconselho você cursar o que você gosta mais. Torne-se um profissional muito bom na sua área e ofertas de emprego não faltarão.

enho visto de estudante e como vou fazer mais um curso minha escola pedirá novo visto para mim quando o meu vencer. Escutei falar que talvez não precise ir ao Brasil para isso, dizem que posso pedir esse novo visto em algum país mais perto, onde tenha embaixada americana, como México. É verdade ?
Correto, na verdade você vai estender o status dentro do EUA. O visto poderia ser buscado em caso de viagem para fora dos EUA, mas para um extensão não é necessário sair do país. Visto e status são duas coisas diferentes. Visto serve só para entrar nos EUA e nunca é dado dentro dos EUA. Status é o que rege como você está aqui, e pode ser estendido ou trocado dentro dos Estados Unidos.

Tenho visto de turista, mas nunca fui ao EUA. A pergunta é, posso tentar alterar este meu visto para outro tipo sem afetar o que já tenho?
Você poderia tentar tirar um outro visto, como o de estudante. Vistos não são alterados.

Eu morei ilegalmente nos EUA, meu filho é americano, voltei para o Brasil, tentei meu visto mais foi negado e só posso tentar depois de 10 anos no Brasil. Queria muito pode passear nos EUA para meu filho conhecer seu país de origem. Tem como eu recorrer ao perdão, para que eu possa ir lá para passear?
Sim, existe a possibilidade, mas é praticamente impossível de conseguir um perdão ainda mais para um visto de turista. Infelizmente, no seu caso a obtenção de um visto antes dos 10 anos será praticamente impossível.

Qual o caminho para solicitar um green card? Buscar uma oportunidade de emprego nos EUA pode ser uma alternativa para viver legalmente nos EUA?
Sem dúvida, um emprego poderá levar à obtenção de um green card.

Eu e meu esposo vivemos ilegalmente nos EUA, ele há 10 anos eu há 3 anos. Temos uma filha de apenas três meses, possuímos empresa registrada e pagamos taxes. Gostaria de saber se temos alguma chance de legalização.
Popularmente conhecido como “Lei de dez anos”, o termo serve para entender como funciona a legalização para quem está nos Estados Unidos neste período. É um processo no qual o indocumentado precisa comprovar que seus familiares americanos ou residentes sofrerão uma dificuldade extrema, acima do normal e que não é comum, para fazer a sua defesa de deportação.

Um exemplo pode ilustrar bem como funciona este tipo de benefício: um indocumentado é preso por dirigir sem carteira. A imigração abre um processo contra o imigrante, que teria o direito a fazer a sua defesa não só para evitar uma deportação, como também para se legalizar através da necessidade de manter a família unida em solo americano.

Muitas pessoas podem se confundir considerando que, pelo fato de estarem no país há tanto tempo, com filhos em escolas, etc…, isso poderia garantir o benefício. A “Lei de dez anos” é simplesmente uma defesa de deportação, ou seja, o processo precisaria ser aberto contra o indocumentado, para então ser trabalhada a sua chance de legalização.

Gostaria de saber que chances tenho de conseguir um visto para os EUA. Fiquei em Pensacola-FL de 2002 até 2005 (ilegal), em dez/2005 voltei para o Brasil e retornei para Pensacola em Jan/2006 e fiquei até Out/2008. Voltei para o Brasil e renovei meu visto informando que só tinha passado 10 dias nos USA. Em Jun/2009 quando tentei voltar para USA fui pega em Miami e me mandaram de volta para o Brasil. Depois disso tentei tirar um novo visto que, é claro, foi negado. Meu filho mora em Pensacola e tenho 2 netos americanos. Sou mãe solteira e estou com 61 anos. Tenho alguma chance de conseguir um novo visto?
Sim tem, você poderá tentar o visto de novo em Novembro de 2018, pois quando você passou da permanência você recebeu 10 anos de castigo. E da sua deportação em 2009 5 anos de castigo. Como o castigo de 10 anos é mais longo o de 5 anos não será o fator determinante.

Se eu for para Miami como faço para trabalhar legalmente? Para ter o visto, o patrão tem o poder de atribuir ou é preciso algo mais?
Infelizmente é preciso muito mais. A imigração através de trabalho é um processo que pode ser complicado e algumas vezes demorado.

Estou indo a turismo para Miami e após algumas semanas gostaria de pedir o visto de estudante. Alguém sabe como funciona?
Vai em uma escola que possa dar o visto e conversa diretamente na escola.


Clique aqui e envie sua dúvida de imigração

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo