Notícias

Imigrante é presa ao fazer check-in de rotina na Imigração em Burlington (MA)

Advogado acredita que mulher foi presa por ser ativista da causa imigrante

Siham Byah
Siham Byah

Uma mãe solteira de 40 anos foi, inesperadamente, levada sob custódia pelas autoridades de imigração, em Massachusetts, quando foi fazer um check-in de rotina. Siham Byah, uma imigrante do Marrocos que vive nos Estados Unidos desde 1999, foi levada sob custódia para escritório do ICE em Burlington (MA), na terça-feira (07).

“Eu ainda estou em choque. É uma coisa muito difícil de assistir”, disse Matt Cameron, advogado da marroquina. “Não recebemos qualquer aviso sobre isso”, afirmou.

Um porta-voz da ICE confirmou a prisão de Siham, dizendo que a prenderam devido a uma ordem de deportação pendente emitida por um juiz de imigração. “A senhora Byah tem um registro criminal que inclui acusações de furtos “, disse Shawn Neudauer.

Cameron afirma que a prisão de Byah tem a ver com o seu ativismo político. “Ela é uma lutadora pela liberdade. Ela acredita na liberdade e tem lutado contra a ditadura em Marrocos por muitos anos”, disse.

Uma ordem de deportação foi emitida em 2006, mas Cameron disse que Byah solicitou várias estadias que foram concedidas. Parte do processo incluiu check-ins, que a imigrante cumpriu até a data em que foi presa.

“Há milhares de pessoas que vão ao escritório do ICE que estão em circunstâncias semelhantes e não estão sendo tratadas dessa maneira”, disse Cameron.

Uma audiência de emergência foi solicitada para a imigrante que busca asilo político. Espera-se que uma manifestação seja realizada no Government Center de Boston em apoio a ela.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo