Imigração

Imigrante ilegal acusado de estupro de pessoa com deficiência é recapturado pelo ICE após liberação polêmica

O indivíduo, inicialmente detido em setembro de 2023, foi liberado pela jurisdição do santuário de Dorchester, em Massachusetts, descumprindo o pedido de detenção do ICE

ICE critica tribunal que liberou imigrante indocumentado acusado de estupro. Foto: ERO

O Immigration and Customs Enforcement (ICE) emitiu uma nota de repúdio, na quarta-feira (17), criticando o tribunal de Dorchester, em Massachusetts, por libertar um imigrante ilegal haitiano acusado de estuprar uma pessoa com deficiência física. O indivíduo, inicialmente detido em setembro de 2023, foi liberado pela jurisdição do santuário, descumprindo o pedido de detenção do ICE.

O ICE em Boston reagiu com preocupação à decisão local, classificando-a como “perturbadora”. Em uma declaração oficial, o ICE afirmou: “Apesar de termos apresentado um pedido de detenção de imigração, este indivíduo foi libertado de volta à comunidade pelo tribunal criminal”. Após a controversa liberação, o ICE localizou e prendeu novamente o acusado, que agora permanecerá sob custódia federal até o julgamento de suas acusações locais de estupro. Após esse processo, o ICE buscará sua deportação.

Segundo a investigação, o haitiano de 31 anos chegou aos Estados Unidos em dezembro de 2022, sendo considerado inadmissível no porto de entrada em Brownsville, Texas. Posteriormente, foi liberado com uma notificação para comparecer perante um juiz de imigração em Boston.

Em setembro de 2023, a polícia de Boston prendeu o imigrante por estupro, agressão indecente e agressão a uma pessoa com deficiência de desenvolvimento. O ICE apresentou um pedido de detenção, mas as autoridades locais em Dorchester ignoraram o pedido, resultando na libertação do acusado em novembro.

*com informações do ICE

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo