Imigração Manchete Notícias

Imigrantes correm para dar entrada em papeis antes do aumento de taxas

USCIS aumenta na sexta-feira o valor das taxas para dar entrada em vários tipos de processos imigratórios, inclusive cidadania

Esta é a segunda vez que o USCIS notifica os funcionários sobre um possível afastamento e volta atrás na decisão
Esta é a segunda vez que o USCIS notifica funcionários sobre um possível afastamento e volta atrás na decisão (foto: flickr)

Os imigrantes portadores de green cards e que qualificam-se para requerer a cidadania americana estão correndo contra o tempo para dar entrada no processo antes do aumento das taxas processuais da imigração, que vão subir 21%, em média.

A partir de sexta-feira, 23 de dezembro, o departamento de Homeland Security vai aumentar as taxas para requerimentos de cidadania, renovação de green card e petições familiares para residência, entre outros.

A taxa para entrada no formulário N-400, usado para requerer a cidadania por residentes permanentes qualificados, sobe dos atuais $595 para $640 (fora a taxa de $85 para o exame biométrico). Já a do formulário I-485, usado para o ajuste de status para a residência permanente (green card), sobe de $985 para $1,140.

O USCIS (U.S. Citizenship and Immigration Services – serviço de imigração americano), a única repartição federal que não é fundeada pelos recursos provenientes de impostos. afirmou em nota que o aumento é vital para manter o serviço funcionando e cobrir os custos dos refugiados que não possuem recursos para o pagamento das taxas.

“Estamos a par dos efeitos que o aumento vai causar nas pessoas que usam nosso serviço”, disse o diretor do USCIS, León Rodríguez. “Por isso não aumentamos as taxas em 2012 e 2014. Mas agora a sistema vai depender depender desses aumentos para continuar funcionando devidamente.”

As mudanças incluem aumento nas taxas de dezenas de petições.

Por exemplo, a taxa para dar entrada no formulário I-765, usado para requerer autorização de trabalho váidas por um ano, passa de $380 para $410. O formulário I-130, usado por cidadãos americanos e residentes permanentes para trazer familiares para os EUA, vai aumentar de $420 para $535.

O aumento pode parecer pequeno, mas alem das taxas para as petições, há ainda o custo de $85 para o exame biométrico necessário.

A taxa para dar entrada no formulário I-160A, usado para requerer o perdão para um imigrante em situação irregular no país, passa de $584 para $630. A do I-160, para requerer o perdão por entrada ilegal e outros cirmes cometidos por imigrantes que estão fora dos EUA passa de $585 para $930.

Os valores podem ser altos demais para imigrantes irregulares que desejam corrigir seu status imigratório, disse Analuisa Padilla, presidente eleita da AILA (American Immigration Lawyers Association).

“Durante a campanha, Donald Trump disse que se houver deportações em massa alguns poderão voltar. Mas com essas taxas muitos não terão condições financeiras para isso.”

A tabela completa com os novos valores das taxas pode ser vista neste link para o website do USCIS.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo